1a. SÉRIE – TAREFA 2 – RECLUSÃO CORONAVÍRUS
Aluno ………………………………………………………………………1ª. série …. No.…..
OBSERVAÇÃO – SUA TAREFA PODE SER IMPRESSA OU FEITA NUMA FOLHA DE CADERNO. CAPRICHE NA LETRA E NA APRESENTAÇÃO. ENTREGUE SEU TRABALHO EM NOSSA PRIMEIRA AULA, APÓS O RECESSO.
ATENÇÃO!
As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.
1) Em sociedades complexas convivem variedades linguísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita;
2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;
3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. São as gírias e jargões.
OBS. Esta é a explicação que encontrei no UOL dia desses e usei aqui como introdução desta lista de exercícios sobre variedades linguísticas que apresento abaixo.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS – EXERCÍCIOS
Texto 01:
Tipos de assaltantes
Assaltante nordestino: – Ei, bichim… Isso é um assalto… Arriba os braços e num se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia…
Assaltante mineiro: – Ô sô, prestençã… Isso é um assarto, uai… Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala… Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai?
Assaltante gaúcho: – Ô, guri, ficas atento… Bah, isso é um assalto… Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.
Assaltante carioca: – Seguinte, bicho… Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá… Não fica de bobeira que eu tiro bem pra… Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto…
Assaltante baiano: – Ô, meu rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada…
Assaltante paulista: – Orra, meu… Isso é um assalto, meu… Alevanta os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu… Pô, se manda, meu….
(Autor desconhecido – Texto circulando na internet)
- O que você percebeu no texto acima? Comente:
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02) Transcreva de cada uma das cenas duas palavras ou expressões próprias do:
nordestino: ……………………………………………………………………………….
mineiro: ……………………………………………………………………………………
gaúcho: ……………………………………………………………………………………
carioca:…………………………………………………………………………………….
baiano: ……………………………………………………………………………………
paulista: ………………………………………………………………………………….
03)Além da linguagem, o texto também revela comportamentos ou hábitos que supostamente caracterizam o povo de diferentes estados ou regiões. Diga o que caracteriza, por exemplo, o nordestino, o baiano e o paulista:
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Texto 02
Causo de mineirim
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomano uma pincumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí dessusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê doncovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô!
04) O texto acima apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto é utilizado para construir o humor do texto?
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05) Observando a escrita de algumas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?
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