2ª SÉRIE – ESTRUTURA DA PALAVRA
TAREFA
Aluno ………………………………………………………………. …..2ª. série ….No. …
01. Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada;
b) luz, luzeiro, alumiar;
c) incrível, crente, crer;
d) festa, festeiro, festejar;
e) riqueza, ricaço, enriquecer.
02. A série em que os vocábulos enumerados se relacionam porque provêm da mesma raiz é:
a) florescer, flandres, florear;
b) pousada, aposentado, cômodo;
c) reger; regulamento; regra;
d) corte; percurso; correr;
e) angústia; ângulo; anjo.
03. Assinale oca única opção em que ocorre variante do radical:
a) dizer, dizes, dizia;
b) faço, fazes, façamos;
c) amaria, amavas, amou;
d) quero, queres, querias;
e) vencia, venceste, vence.
04. Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a) compostas: desinência de feminino;
b) quadrar: radical;
c) adotar vogal temática;
d) pareceram: vogal temática;
e) influência: desinência de feminino.
05. Vocábulo onde existe desinência de gênero:
a) segredo;
b) curiosidade;
c) força;
d) verbo;
e) alheia.
06. Assinale a alternativa sem desinência modo-temporal:
a) aplaudias;
b) acordou;
c) faltarás;
d) vendam;
e) cobrasses.
7. Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em destaque.
a) Ameaçam – M – desinência número-pessoal
b) Seja – A – desinência modo-temporal
c) Maneira – A – desinência de gênero.
d) Informe – IN – prefixo.
e) Pode – E – vogal temática.
8.FAREJANDO apresenta em sua estrutura:
a) radical farej – vogal temática a – tema fareja – desinência ndo.
b) radical far – tema farej – vogal temática e – desinência ndo.
c) radical fareja – vogal temática a – sufixo ndo.
d) tema farej – radical fareja – sufixo ndo.
9. Em .. CONHECENDO nosso medo… ,o vocábulo sublinhado apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos:
a) o radical conhece, o prefixo ndo.
b) o radical ndo, o tema conhece, a vogal temática e.
c) o prefixo con, o radical conhece, a vogal temática e. a desinência ndo.
d) o radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência ndo
10. Analise atentamente o poema a seguir, atentando-se para as questões pertinentes ao mesmo:
F o r m a
R e f o r m a
D i s f o r m a
T r a n s f o r m a
C o n f o r m a
I n f o r m a
F o r m a
Indique a classe gramatical a que pertence o radical e as demais palavras que dele se originaram.
11. José Paulo Paes utiliza também de um recurso linguístico relacionado à estrutura das palavras. Veja:
Seu metaléxico
economiopia
desenvolvimentir
utopiada
consumidoidos
patriotários
suicidadãos
(Os melhores poemas de José Paulo Paes)
O poeta, usufruindo-se de sua habilidade artística, cria um jogo de palavras a partir de outras já existentes na língua. Analise cada verso, indicando as palavras de origem (escreva na frente da palavra).
12. Considere as seguintes significações:
NOVE ÂNGULOS – GOVERNO DE POUCOS – SOM AGRADÁVEL – DOR DE CABEÇA
Escolha a alternativa cujas palavras traduzem os significados apresentados acima:
a) pentágono, plutocracia, eufonia, mialgia
b) eneágono, oligarquia, eufonia, cefalalgia
c) nonangular, democracia, cacofonia, dispneia
d) eneágono, aristocracia, sinfonia, cefalalgia
e) hendecágono, monarquia, sonoplastia, cefaléia
13. Veja o texto abaixo
► Qual é o efeito de sentido obtido, nesse contexto, com a expressão velhos amigos?