2ª. SÉRIE – PONTUAÇÃO – SEQUÊNCIA
- RETICÊNCIAS > …
a) Marcar um pensamento interrompido.
Exemplo: – Eu gosto muito de churrasco, mas…
Podemos garantir seu sucesso, entretanto…
b) Indicar uma hesitação.
Exemplo: – Pois é …na verdade, não sei o que dizer.
c) Indicar a interrupção da fala de uma personagem.
Exemplo: – Eu posso afirmar que rios são…
– Desculpe, mas não estamos falando sobre os rios.
d) Para indicar que, numa citação, você “pulou” um trecho. Colocar entre colchetes.
Exemplo: – Pai Nosso, que estais no […], santificado seja vosso nome.
- AS ASPAS > “ “
a) Antes e depois de uma citação que não é sua.
Exemplo: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”
b) Para indicar palavras estrangeiras ou neologismos.
Exemplo: Creio que ainda podemos “strogonoffar” sua vida.
Convoquei todo o meu “staff” para trabalhar nas eleições
- Para realçar algo dentro de um texto.
Exemplo: Cuidem-se com esse “QUE” no início de orações.
c) Para destacar títulos, nomes de músicas, nomes de filmes, obras de arte etc.
Exemplo: Durante meu descanso assisti à série “ A casa de papel”.
- OS PARÊNTESES ( )
NUNCA se empregam os parênteses para “apagar” um erro. Sempre encerrará algo a mais num texto, uma explicação, um comentário.
Exemplo: Naquela época, os rios (grande fonte de riqueza para os pobres) se enchiam aos borbotões.
- OS COLCHETES [ ]
Os colchetes serão utilizados em textos científicos, didáticos ou filosóficos e têm por finalidade de fazer o mesmo papel dos parênteses…Lembre-se, servem para “guardar” as reticências dentro de uma oração.
Exemplo: Um doce de abóbora [ palavra proparoxítona] serve para […} e até animar a vida dos velhinhos.