TERCEIRÃO – RESPOSTA ARGUMENTATIVA
REDAÇÃO
A coletânea de recortes de textos abaixo, retirados de fontes variadas, aborda a temática Brincadeiras de criança. Tendo-a como apoio, redija os gêneros textuais solicitados.
Brincadeira é Coisa Séria!
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também são uma forma de autoexpressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.
(http://www.umdoistres.com.br/artigos/mar%C3%A7o2008/brincadeira.htm)
Brincar
(…) para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados.
Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada.
(…)
Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos. Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.
(BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 27-28.)
O valor de uma brincadeira
Brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças. O faz-de-conta permite que os pequenos experimentem viver como diferentes personagens — pai, mãe, filho, avô. A fantasia e a imaginação são essenciais para aprender mais sobre o relacionamento entre as pessoas.
(http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0156/aberto/mt_244828.shtml)
Preocupação demais, brincadeira de menos
Cerca de 70% das brasileiras ouvidas consideram que se sujar e entrar em contato com vermes é uma experiência valiosa para os pequenos. Ainda assim, elas evitam os espaços públicos. Brincar com terra, areia e água, ao contrário do que muitas mães imaginam, torna o sistema imunológico das crianças mais resistente. Além disso, como bem reconhecem as mães entrevistadas nesta pesquisa, brincar em parques e praças é a atividade que melhor proporciona a formação de vínculos com o filho.
(Veja, edição 2020, 8 de agosto de 2008.)
Brincadeira de criança
Autora: Claudia Liz
Hoje fui brincar de roda
Na calçada pula corda
E também amarelinha
Eu a Paula e a Julinha.
Lá no muro contei dez
Todo mundo se escondeu
Corre aqui corre acolá
E o João Pedro se perdeu
Na ciranda cirandinha
Nossa roda bem grandinha
Pras meninas passa anel
Pros meninos figurinha
Todas essas brincadeiras
As crianças sempre gostam
Com carinho e alegria
No sorriso sempre mostram.
(http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12080)
Estatuto da Criança e do Adolescente
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
(…)
IV – brincar, praticar esportes e divertir-se;
PROPOSTA DE REDAÇÃO
GÊNERO TEXTUAL 2
A partir das informações da coletânea de textos, redija, em até 20 linhas, uma resposta argumentativa à pergunta “Porque brincar é um direito da criança?”. Sua resposta não deve apresentar cópias de partes dos textos.
Entregue seu trabalho até o dia 20 de outubro. Você tem 15 dias para fazer sua tarefa e enviar para profzumas@bol.com.br. Faça um texto de 15 a 20 linhas (sem título)
ATENÇÃO!
Como fazer? Leia o exemplo e instruções abaixo abaixo….
INSTRUÇÕES
– Retomar enunciado (sempre!)
– Responder + explicar com argumentos coerentes
– Não há necessidade de uma “conclusão”
– 1ª ou 3ª pessoa (no caso da 1ª do singular, cuidado para se tornar um relato)
– Não se referir ao texto(s) de apoio
Por que brincar é um direito da criança?
Brincar é um direito da criança porque, para ela se desenvolver socialmente, é preciso que entre em contato com outras pessoas. (*tópico frasal: retomada do enunciado + resposta à pergunta proposta)
Esse contato funciona como um processo de espelhamento (*1º. argumento), a partir do qual, ao longo da vida, a criança aprende desde emitir sons até as regras de convivência em sociedade.
A brincadeira, nesse sentido, funciona como um instrumento de socialização (*2º. argumento), pois através dela a criança troca experiências, aprende a dividir espaços, brinquedos, aprende a somar esforços (*comprovações) e pode se desenvolver integralmente, pois é através desse processo de socialização que se constrói o coletivo e que se delimitam as diferenças individuais.