PARA 2A. SÉRIE – EXERCÍCIOS SOBRE O “QUE”
01- Relacione as colunas quanto às funções de que:
I – Conjunção coordenada explicativa
II – Conjunção coordenada alternativa
III – Pronome interrogativo
IV – Substantivo
V – Interjeição
a) ( ) Trabalhe muito, quealcançará o sucesso.
b) ( ) Está notícia tem um quêde fantasiosa.
c) ( ) Um queoutro cliente, atraído pela promoção, entrou na loja hoje.
d) ( ) Quê! Não acredito que ela fez isso!
e) ( ) Queperguntas foram feitas ao professor?
02- Assinale a única alternativa em que “que” é uma conjunção subordinativa integrante.
a) ( ) Quenotícia animadora você acaba de me dar!
b) ( ) Ele me olhou com um quêde ironia.
c) ( ) Queestúpido fui em acreditar naquela proposta!
d) ( ) Queremos quetodos compareçam ao casamento.
e) ( ) Ficamos tão contentes com a música, quenão nos importamos com o ambiente da apresentação.
03- Leia o texto: Entre a sociedade, a empresa e o Estado, está o profissional contábil, que, por sua vez, é o elo entre Fisco e contribuinte. É de fundamental importância que esse profissional aprimore seu entendimento tributário, percebendo sua necessidade. Ratifica-se, assim, o conceito de que a conscientização tributária pode representar um ponto de partida para a formação cidadã como uma das formas eficazes de atender às demandas sociais, com maior controle sobre a coisa pública. (L. 45-53)
As ocorrências do QUE no período acima classificam-se, respectivamente, como:
a) ( ) pronome relativo – pronome relativo – pronome relativo
b) ( ) pronome relativo – conjunção – conjunção
c) ( ) conjunção – conjunção – conjunção
d) ( ) conjunção – pronome relativo – pronome relativo
e) ( ) pronome relativo – pronome relativo – conjunção
04- Leia o texto: É bom lembrar que a ciência cria modelos que descrevem a realidade; esses modelos não são a realidade, só nossas representações dela. As “verdades” que tanto admiramos são aproximações do que de fato ocorre. (L. 64-68)
As ocorrências do QUE no período acima classificam-se corretamente como:
a) conjunção – pronome relativo – pronome relativo – pronome relativo
b) conjunção – pronome relativo – conjunção – conjunção
c) conjunção – pronome relativo – pronome relativo – conjunção
d) pronome relativo – conjunção – pronome relativo – conjunção
e) pronome relativo – conjunção – pronome relativo – pronome relativo
05– Complete as frases com “QUE” ou “QUÊ”:
a) __________história incrível você acaba de escrever!
b) Estude sempre, _______ você verá os frutos do seu esforço.
c) A letra ________ é a décima sétima letra do alfabeto.
d) _________! Não acredito que isso aconteceu!
e) _________ inocentes fomos em acreditar nas suas desculpas!
06- Assinale a única alternativa em que o “QUE” foi utilizado adequadamente.
a) Você falou o que?
b) Esta novela tem um que de comédia.
c) Temos que escrever bons textos.
d) Que! Você vai viajar?
e) Ele disse não sei o que.
07- Assinale a única alternativa em que o “QUE” é um substantivo:
a) Comprei o livro que eu procurava
b) O que é que você disse?
c) Havia onze quês naquele parágrafo.
d) Queríamos que todos comparecessem à reunião.
e) O quê? Não acredito nisso!
08- Na frase:
“O político roubou!!! O quê que é isso?”
Há um erro de acentuação no vocábulo “quê”; a frase em que ocorre o mesmo erro ortográfico é:
a) Há um quê de estranho em tudo isso.
b) Os políticos roubam, por quê?
c) O quê? Não estou escutando bem…
d) O quê da palavra “quero” está mal grafado.
e) Por quê você não veio, por quê?