PARA A SEGUNDA SÉRIE – DIA 28 DE JULHO
TAREFA DE PORTUGUÊS PARA A SEGUNDA SÉRIE – ENTREGAR NA AULA DO DIA 28 DE JULHO
01- Em entrevista ao programa Ensaio (TV Cultura), o compositor de música sertaneja João Pacífico (autor de “Cabocla Teresa” e “Chico mulato”) declarou que compôs também “Gostinho de saudade”. Logo em seguida disse:
– Vou pedir pra Cristina interpretá-la (Você gostou desse interpretá-la? Que coisa bonita!).
BOTEZELLI, J. C. Pelão; PEREIRA, Arley. A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes. São Paulo: Sesc, 2000. p. 150.
NA FOLHA DE CADERNO COM NOME, NÚMERO E TURMA. COLOQUE A LETRA DE CADA PROPOSTA E ESCREVA SOMENTE A RESPOSTA QUE VOCÊ DARÁ PARA CADA ALTERNATIVA
A- Como se vê, o entrevistado faz gracejo com o seu próprio modo de falar, dando mostras de ter sido artificial. Reescreva a mesma declaração, usando um modo de falar mais espontâneo, compatível com a variante do entrevistado e a informalidade da entrevista.
B-Pelo comentário que faz, o entrevistado deixa subentendido qual das duas formas de falar é mais valorizada socialmente? Explique sua resposta.
C-Usando a terminologia gramatical, como explicar a diferença entre as duas variantes expostas em a e b?
02- Lidar com pronomes à primeira vista parece ser uma brincadeira, todavia a Língua Portuguesa tem lá suas regras. Passamos cinco alternativas em que o emprego do pronome pessoal está incorreto. Qual seria a forma correta em cada uma das passagens? Transcreva-a:
NA SUA FOLHA DE CADERNO – COPIE A FORMA INCORRETA E TRANSCREVA-A SEGUNDO A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA.
- a) Este é um problema para mim resolver.
- b) Entre eu e tu não há mais nada.
- c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
- d) Para eu, viajar de avião é um suplício.
- e) Não há nada entre eu e os envolvidos no escândalo.