ACENTUAÇÃO GRÁFICA PACOTE 2
ACENTUAÇÃO GRÁFICA – EXERCÍCIOS
- Assinale a alternativa corretamente acentuada.
- a) Ela mantêm no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
- b) Ela mantém no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
- c) Ela mantêm no sotão os tres gatinhos dc pêlo cinzento.
- d) Ela mantem no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
- e) Ela mantém no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
- Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
- a) juíza – urubú – item – tórax
- b) ímã – virús – interíni – nínha
- c) polén – lons – paúl – bônus
- d) climax – saci – almôço – caráter
- e) amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo)
- Os pais_______ na tv que os desenhos animados______ grande influência sobre seus filhos, mas_________ , também, que faz parte da infância.
- a) vêm, tem, crêm
- b) veem, tem, creem
- c) vem, tem, crêem
- d) veem, têm, creem
- e) vêm, têm, crêem
- Assinale o uso correto quanto ao acento diferencial:
- a) O menino nervoso pára de repente.
- b) Toda manhã, ela côa o café.
- c) Gosto de pêra madura.
- d) Preciso pôr as coisas em ordem.
- e) n.d.a.
- Assinale a forma incorreta quanto à acentuação:
- a) Eles leem o jornal todos os dias.
- b) As meninas têm muitos brinquedos.
- c) Os jovens crêem no futuro.
- d) Sempre que ando de ônibus, eu enjoo.
- e) n.d.a.
- Assinale a alternativa que completa corretamente as frases.
1 – Ele sempre___________a calma.
II – Os turistas_________ informações pela lnternet.
III – As polícias civil e militar_________ nos motins do presídio.
- a) mantêm, obtém, intervém
- b) mantém, obtêm, intervêm
- c) mantêm, obtêm, intervêm
- d) mantém, obtêm, intervém
- e) mantém, obtém, intervém
- Assinale a alternativa incorreta quanto à acentuação:
- a) herói
- b) heróico
- c) jóia
- d) centopéia
- e) n.d.a.
- (Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “alguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:
- a) hífen, também, impossível
- b) armazém, útil, açúcar
- c) têm, anéis, éter
- d) há, impossível, crítico
- e) pólen, magnólias, nós
- (FESP-SP) Em que alternativa as palavras devem ser acentuadas pelo mesmo motivo?
- a) tambem – refém
- b) velocidade – rubrica
- c) aniversario – fortuito
- d) fortuito
- e) ceu – tambem
- (Fuvest-SP) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
- a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estréia, advérbio
- b) fluido, anzóis, Tatuí, armazém, caráter
- c) saúde, melâúcia, gratuíto, amendoim
- d) inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú
- e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambu
11 Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
- a) abacaxi
- b) idéia
- c) assembleia
- d) heroi
- e) voo
- Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao previsto no Acordo ortográfico:
- a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos;
- b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente;
- c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro;
- d) averiguei – inconsequente – bilíngue – linguiça – quinquênio;
- e) sequência – redargüimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.
13. Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico:
- a) céu – réu – véu;
- b) chapéu – ilhéu – incréu;
- c) anéis – fiéis – réis;
- d) mói – herói – jóia;
- e) anzóis – faróis – lençóis.
- As sequências abaixo contêm paroxítonas que, segundo determinada regra do Acordo Ortográfico, não são acentuadas.Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica:
- a) aldeia – baleia – lampreia – sereia;
- b) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia;
- c) apoia – corticoide – jiboia – tipoia;
- d) Assembleia – ideia – ateia – boleia;
- e) Crimeia – Eneias – Leia – Cleia
15.O uso do acento diferencial, segundo as novas regras, é facultativo nos seguintes casos, exceto em:
- a) fôrma (significando molde)
- b) pôde (no pretérito perfeito do indicativo);
- c) cantámos (no pretérito perfeito do indicativo);
- d) amámos (no pretérito perfeito do indicativo);
- e) dêmos (no presente do subjuntivo).
- Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.
assembléias|assembleias /idéia|ideia /Müller|Muller /estréia|estreia/Bocaiúva|Bocaiuva platéia|plateia apóio|apoio heróis|heróis troféus|trofeus
Os membros das ________ estaduais do país gostaram da _______ do Harold ________. Um parlamentar aproveitou, inclusive, a ______ de uma peça de teatro que assistia na cidade de _______ para se dirigir à _______, dizendo: “Eu _______ esta ação comunitária. E digo mais: se iniciativa der certo, esses
_______ merecerão ________ como agradecimento de toda a população.”
- Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.
estréia|estreia / vôo|voo / Parnaíba|Parnaiba/ Piauí|Piaui/ lêem|lêem /Müller|Muller /crêem|creem/Assembléias|Assembleias/ pôde|pode/ têm|tem / convém|convem
O pronunciamento do parlamentar, na ________ da peça de teatro, teve repercussão na imprensa, de modo que um outro Deputado, ao desembarcar do seu ________, rumo à cidade de ________, no estado do ________, também falou sobre o assunto: “Os que ______ jornais já devem saber da iniciativa de Harold ________, e os que _______ em ações dessa natureza devem seguir o exemplo desse cidadão. Precisamos buscar soluções para os nossos problemas, em vez de esperar que tudo seja resolvido pelas_________. Se ele _______ iniciar essa ação e mobilizar o _______ inteiro, todos ______ o mesmo dever. Vamos agir! Isso _________ à sociedade.”
- E/2. E/3. D/4. D/5. C/6. B/7. C/8. B/9. A/10. B/ 11D/ 12E/ 13D/ 14A/ 15B
- assembleias, ideia, Müller, estreia, Bocaiuva, plateia, apoio, heróis, troféus,
- estreia, voo, Parnaíba, Piauí, leem, Müller, creem, Assembleias, pôde, têm, convém.