TAREFA 11 – 1a. SÉRIE – AGOSTO – GABARITADA
Aluno(a) ……………………………………………………………………………….. No. ….. 1ª. série ………
TAREFA 11
PARA VOCÊ GUARDAR
ADVÉRBIO
De acordo com as circunstâncias que exprimem o advérbio pode ser classificado:
Tempo: Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente.
Lugar: Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.
Modo: Bem, mal, assim, depressa, calmamente, suavemente, alegremente.
Afirmação: Sim, deveras, certamente, realmente, efetivamente.
Negação: Não, tampouco.
Dúvida: Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.
Intensidade: Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio.
LOCUÇÕES ADVERBIAIS
As locuções adverbiais podem ser classificadas em: (exemplos)
Locução adverbial de lugar: à esquerda, à frente, ao lado, em cima, por perto,…
Locução adverbial de tempo: pela manhã, de noite, à tarde, em breve, …
Locução adverbial de modo: em silêncio, de cor, ao contrário, às pressas,…
Locução adverbial de afirmação: por certo, com certeza, sem dúvida,…
Locução adverbial de negação: de modo algum, de forma alguma,…
Locução adverbial de intensidade: de muito, de pouco, de todo, em excesso,…
Locução adverbial de dúvida: quem sabe,…pode ser…
ORAÇÕES COM VALOR ADVERBIAL
Tipos de orações subordinadas adverbiais
Oração subordinada adverbial causal: apresenta a causa do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções causais: porque, que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, pois que, por isso que, como, como que, visto como,…
Oração subordinada adverbial consecutiva: apresenta a consequência do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções consecutivas: que, tanto que, tão que, tal que, tamanho que, de forma que, de modo que, de sorte que, de tal forma que,…
Oração subordinada adverbial final: apresenta o fim ou finalidade do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções finais: a fim de que, para que, que,…
Oração subordinada adverbial temporal: apresenta uma circunstância de tempo ao acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções temporais: quando, enquanto, agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que, apenas, antes que, até que, sempre que, depois que, cada vez que, mal,…
Oração subordinada adverbial condicional: apresenta uma condição para a realização ou não do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções condicionais: se, salvo se, desde que, exceto se, caso, desde, contando que, sem que, a menos que, uma vez que, sempre que, a não ser que,…
Oração subordinada adverbial concessiva: apresenta uma concessão ao acontecimento da oração principal, ou seja, apresenta uma ideia de contraste e contradição. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções concessivas: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por pouco que, por muito que,…
Oração subordinada adverbial comparativa: apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções comparativas: como, mais do que, menos do que, assim como, bem como, que nem, tanto quanto,…
Oração subordinada adverbial conformativa: apresenta uma ideia de conformidade, de concordância e regra em relação ao acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções conformativas: conforme, como, consoante, segundo,…
Oração subordinada adverbial proporcional: apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais… mais, quanto menos… menos, quanto maior… maior, quanto maior… menor,…
…………………………………….. CORTE AQUI ………………………………………………………………..
EXERCÍCIOS
- Veja esta passagem: “Eu faço religiosamente o meu “cooper“” – “Eu também rezo para conseguir dar a volta no quarteirão”.”
- Em que sentido a primeira personagem usou o advérbio religiosamente?
Em se tratando de “cooper”, ele cumpria sua lição todos os dias..treinava..treinava..treinava…
- Em que sentido a segunda personagem interpretou o mesmo advérbio?
A segunda personagem entendeu tratar-se de cumprimento de exercícios através de religião
- Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje – advérbio de dúvida
- a) Não irei ao passeio.NEGAÇÃO
- b) Gosto de quem fala bem. MODO
- c) Sim, posso ir com você. AFIRMAÇÃO
- d) Amanhã levarei os livras. TEMPO
- e) Vi um ninho lá na árvore. LUGAR
- f) Chegamos muito tarde para a aula. INTENSIDADE
- g) Ela não sabe como perdeu. NEGAÇÃO
- h) Gostaria de esperar um pouco?. TEMPO
- i) Perto deles, todos ficam em paz. LUGAR
- j) Olhei calmamente a paisagem. MODO
- k) Nunca mais nos veremos. NEGAÇÃO
03- Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
- a) As meninas cantaram . (advérbio de modo)
- b) ONTEM , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
- c) O menino _NÃO sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)
- d) Voltaram MUITO – DEMASIADAMENTE tarde. (advérbio de intensidade)
- e) TALVEZ – POSSIVELMENTEvovô não queira vir. (advérbio de dúvida)
- f) Eles estavam MUITO – BASTANTE agitados. (advérbio de intensidade)
- g) Elas voltaram RAPIDAMENTE para o colégio. (advérbio de modo)
- h) AMANHÃ eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)
- i) Bete estava PERTO da praia. (advérbio de lugar)
- j) CERTAMENTE nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
- k) Eles NUNCA querem ir para o shopping. (advérbio de negação)
04- Complete com advérbios de lugar.
- a) Vou estudar DEBAIXO daquela árvore.
- b) Carolina chegou AQUI com Nino.
- c) Eliane mora LONGE do clube.
- d) Hoje brinquei DENTRO do parque.
- Complete com advérbios de tempo.
- a) Fui ANTEONTEM – ONTEM ao parque.
- b) Cheguei TARDE no aniversário.
- c) O ônibus chegou atrasado AGORA .
- d) NUNCA é tarde para mudar.
06- Empregue uma locução adverbial para completar o espaço:
- A casa ficava AO LADO do muro.
- Essa máquina trabalhou SEM GASOLINA e “pifou”.
- Os alunos mantiveram-se MUITO QUIETOS durante a palestra.
- Sairemos À TARDE pelo ônibus da Garcia.
- Ele sabia DE COR. toda a tabuada.
- Andei .POR ALGUMAS HORAS. pelo sítio de minha avó.
- COM MUITO CUIDADO chegamos à vila.
07- Qual circunstância revela a locução adverbial em destaque?
- Aos poucos ela conquistara a confiança de todos. MODO
- Por volta das nove da manhã a chuva invadiu nosso bairro. TEMPO
- Ela trabalhava com muito cuidado perto fogão. MODO
- Os porcos fugiram através da cerca de bambu. LUGAR
- Perto da porteira estava o velho carro de boi. LUGAR
- Os índios agiam com alguma desconfiança. MODO
- Saltara mais de seis metros e ganhara a medalha. .INTENSIDADE