GABARITO DA APOSTILA 5 – APUCARANA
EXERCÍCIOS – GABARITO – APOSTILA 5
01– B
02– D
03– A
04– D
05– D
06– E
07– B
08– Há duas questões:
a) A construção é a do verbo PARTIR-SE. No Brasil ele pode ter o sentido de “quebrar”. Ex. O barco partiu-se quando bateu numa pedra. No sentido de de “ir embora”, não utiliza o pronome. Temos então o verbo PARTIR-SE e PARTIR.
b) Ontem partimos de Apucarana.
09– C
10– C
11– 11 (01 – 02 – 08)
12– A ausência da preposição “em” cria o sentido de modo: “sentar” poltrona, por exemplo, significa sentar de forma confortável, o que se pode entender sob forma metafórica como “viver de modo positivo”.
13– “E quando cheguei à tarde NA minha casa”.
14– E
15– Completar com preposição ou artigo:
a) DE
b) A
c) COM
d) À
e) AS
f) NA
g) COM
h) À (DA)
16– D
17– 09 ( 01 + 08)
18– Considere as frases:
a) Na primeira frase foi o rapaz foi autor da declaração. Na segunda foi a moça.
b) Na primeira “à moça” é adjunto adverbial e, na segunda, função de sujeito.
19 – 10 (02 + 08)
20– 05 (01 + 04)
21– 03 (01 + 02)
22– D
23– D
24 – A
25 – D
26 – (PUC – RJ)
a) Pode-se inferir que o pronome ESSA retoma anaforicamente um conteúdo textual anterior ao advento da língua escrita.
b) No texto de Wilkins, iniciam-se com letras maiúsculas os substantivos comuns, o que não é comum em nossa convenção ortográfica.
c) Em todos os casos, exceto em (IV), SER funciona como verbo auxiliar (voz passiva). Em IV é um verbo de ligação, formando um predicado nominal.
27– A
28– B
29– A
30– (FUVEST – SP)
a) Não somente os “bolachões” não são mais encontrados como também acessórios como agulhas ou ainda fazer um conserto do toca-discos, não há mais profissionais que conhecem o assunto.
b) Os conetivos “Não só…mas também” exigem a mesma estrutura sintática. Se depois de “não só” emprega-se verbo no infinitivo, o mesmo acontecerá depois de “mas também”…
31– (FUVEST – SP)
a) Funcionários cogitam uma nova greve e o isolamento do governador.
b) Essa reforma agrária, por um lado, fixa o homem no campo, mas não lhe fornece os meios de subsistência e de produção.
32 – D
33– B
34– A