Psittacus

TAREFA 16 – 1A. SÉRIE – PREPOSIÇÕES

Aluno(a) …………………………………………………………………………..  No….   1ª. Série ……..

TAREFA 16

Confira a tabela abaixo com as principais preposições e suas relações.

PREPOSIÇÕES PRINCIPAIS RELAÇÕES EXPRESSADAS EXEMPLOS
a Lugar O time viajou a Belém.
Modo Ele foi a pé.
Tempo Sempre gostara de passear à noite.
Com Causa Morreu com o próprio veneno.
Companhia Vá ao mercado com seu irmão.
Instrumento Cavou a cova com as próprias mãos.
Modo Ele a tratava sempre com carinho.
De Lugar O time já chegou de Belém.
Causa Lamentava de saudades da mulher.
Posse O carro do coronel já está pronto.
Assunto Falou-se de você na festa.
Em Lugar Ela mora em uma casa alugada.
Matéria Fazias suas pinturas em madeira.
modo Após show, a plateia estava em êxtase.
Por Lugar Caminhou por várias terras estranhas.
Causa Não quis acompanhá-la por se sentir feio.

 

EXERCÍCIOS

Observando o modelo em questão, indique a relação semântica estabelecida pelas preposições expressas nas orações que seguem:

Exemplo: Amanhã iremos a Brasília.     Relação semântica de lugar.

a – Voltaremos à tarde do passeio.
b – Ela só sai com os amigos.
c – Em determinadas situações devemos agir com calma.
d – Viajamos para Maceió.
e – Profissionalize-se para obter sucesso na sua carreira.
f – Por não ter se esforçado, não obteve um bom resultado.
g – Falamos muito do acontecido durante a reunião.
h – Com as fortes chuvas ocorridas, as estradas estão em péssimas condições de tráfego.
i – O cão morreu de fome.
j – O avião sobrevoou sobre a cidade por um bom tempo.
l – O portão foi todo pintado a pincel.
m – Ele foi conduzido a socos para prestar depoimento.

Relação semântica de tempo.  Relação semântica de companhia.  Relação semântica de modo. Relação semântica de lugar. Relação semântica de finalidade.  Relação semântica de causa.  Relação semântica de assunto Relação semântica de causa. Relação semântica de causa. Relação semântica de lugar. Relação semântica de instrumento. Relação semântica de modo.

TESTES

  1. Indique a alternativa correta quanto ao valor semântico das preposições nas frases abaixo.

 

 

a) Morreu de pneumonia. (doença)

b) Falava de política. (modo)

c) Morava numa casa de madeira. (matéria)

d) Veio de ônibus. (companhia)

e) Ele chegou de Lisboa. (nacionalidade)

 

  1. (Ufac) “O que desejava… Ah! Esquecia-se. Agora se descordava da viagem que tinha feito pelo sertão, a cair de fome.” (Graciliano Ramos). A alternativa em que a preposição de expressa a mesma ideia que possui em “…a cair de fome” é:

 

a) De tanto gritar, sua voz ficou rouca.

b) De grão em grão, a galinha enche o papo.

c) De noite todos os gatos são pardos.

d) Chegaram cedo de Cruzeiro do Sul.

e) Trazia no bolso uma caneta de prata.

 

  1. (Fameca-SP) As relações expressas pelas preposições estão corretas na sequência:

 

Saí com ela.

Ficaram sem um tostão.

III. Esconderam o lápis de Maria.

Ela prefere viajar de navio.

Estudou para passar.

 

a) falta; companhia; posse; meio; fim

b) companhia; falta; posse; fim; meio

c) companhia; posse; falta; meio; fim

d) companhia; falta; meio; posse; fim

e) companhia; falta; posse; meio; fim

 

  1. Com referência às alternativas propostas, analise-as de acordo com o código em evidência, levando em consideração o valor semântico estabelecido pelas preposições destacadas:

 

A – Causa

B – Posse

C – Companhia

D – Finalidade

E – Assunto

 

(  ) O livro do professor está emprestado aos alunos.

(  ) Fomos com os amigos ao cinema.

(  ) O animal morreu de fome.

(  ) Fizemos o trabalho sobre questões ambientais.

(   ) O cenário encontra-se ornamentado para as festividades.

 

  1. Com referência às alternativas propostas, atente-se para os fragmentos poéticos, identificando a classe gramatical referente à palavra que se junta às preposições em destaque:

 

a – “Estou numa esquina de Copacabana, são duas horas da madrugada.” (Fernando Sabino)

 

b – “Teu corpo moreno

É da cor da praia.” (Manuel Bandeira)

 

c – “Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam sendo ocultados.” (Bernardo Élis)

 

 

(  ) – da – preposição de + o artigo definido a

(  ) –  numa – preposição em + o artigo indefinido uma

(  ) – desses – preposição de + o pronome demonstrativo esse

 

  1. (UFPA) No trecho: “(O Rio) não se industrializou, deixou explodir a questão social, fermentada por mais de dois milhões de favelados, e inchou, à exaustão, uma máquina administrativa que não funciona…”, a preposição a (que está contraída com o artigo a) traduz uma relação de:

 

a) fim

b) causa

c) concessão

d) limite

e) modo

 

  1. (INATEL) Assinale a alternativa em que a norma culta não aceita a contração da preposição de:

 

a) Aos prantos, despedi-me dela.

b) Está na hora da criança dormir.

c) Falava das colegas em público.

d) Retirei os livros das prateleiras para limpá-los.

e) O local da chacina estava interditado.

 

  1. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento:

 

a) “Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha.”

b) “Com o meu avô cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno.”

c) “Não fumava, e nenhum livro com força de me prender.”

d) “Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais.”

e) “Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu.”

 

  1. (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:

 

a) Estou na mesma situação.

b) Neste momento, encerramos nossas transmissões.

c) Daqui não saio.

d) Ando só pela vida.

e) Acordei num lugar estranho.

 

  1. (FAU – SANTOS) “O policial recebeu o ladrão a bala. Foi necessário apenas um disparo; o assaltante recebeu a bala na cabeça e morreu na hora.”

 

No texto, os vocábulos em destaque são respectivamente:

 

a) preposição e artigo

b) preposição e preposição

c) artigo e artigo

d) artigo e preposição

e) artigo e pronome indefinido