Psittacus

TAREFA 17 – 1A. SÉRIE – OUTUBRO

 

Aluno(a) ……………………………………………………………………………….  No. …….  1a. Série ……

TAREFA 17

Exercícios sobre funções da linguagem

  1. Leia a tirinha a seguir:

Que função da linguagem predomina nessa tira? Explique.

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  1. Leia o texto a seguir:

Planta detecta a presença de explosivos 

A pedido do Pentágono, cientistas criam planta que muda de cor à presença de explosivos por Bruno Garattoni 

Quando recebem excesso de luz solar, as plantas liberam substâncias chamadas terpenoides, que engrossam as folhas e alteram sua cor. A pedido do Pentágono, cientistas americanos ciaram uma técnica para manipular esse mecanismo e fazer com que a planta mude de cor na presença de explosivos. É uma versão transgênica do tabaco (Nicotiana tabacum), que poderá ser usada em aeroportos e locais visados por terroristas. O problema é que a planta leva 12 horas para mudar de cor. Mas os cientistas estão tentando acelerar o processo.

(Revista Superinteressante. São Paulo: Abril. ed. 289, mar. 2011.) 

Em relação ao texto acima, identifique e registre:

a)o gênero – Que tipo de texto é?   ………………………………………………………………………….

b) o assunto _ Do que trata o texto?  ………………………………………………………………………

c)o objetivo – Por que o texto foi escrito? …………………………………………………………………

d) função da linguagem  – Qual a função de linguagem para esse tipo de texto? …………

e) a linguagem empregada  – Norma culta ou coloquial?  …………………………………………..

f) a fonte – De onde foi tirado esse texto?  ……………………………………………………………….

 

  1. Leia esses versos: 

 

O Santo Ofício da misericórdia 

Fazer poemas

é andar na corda bamba

de um circo abandonado,

pior:

com os pés trocados.

(BARRETO, Antonio. O sono provisório.

Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. p. 34.)

Que  funções da linguagem estão presentes nesses versos? Explique. 

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  1. Leia o verbete (a palavra do dicionário): 

metalinguagem 

[De met(a) – + linguagem.]

S.f.

  1. E.Ling. A linguagem utilizada para descrever outra linguagem ou qualquer sistema de significação: todo discurso acerca de uma língua, como as definições dos dicionários, as regras gramaticais etc. Ex.: chover é um verbo defectivo. [Cf. função metalinguística.] 2. P. ext. Linguagem mediante a qual o crítico investiga as relações e estruturas presentes na obra literária.

(FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Eletrônico – Versão 5.0. Ed. rev. e atual.  Parte integrante do Novo Dicionário Aurélio. 3. ed rev. e atual. Curitiba: Positivo/Positivo Informática, 2004.)

Qual é a função do verbete? Justifique.

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  1. (Enem/2010) 

Leia: 

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

(O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) 

Predomina no texto a função da linguagem: 

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

 

  1. (Enem/2010) 

Leia: 

Mostre que sua memória é melhor do que a de computador e guarde esta condição: 12x sem juros. 

Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos.  Revista Época, n. 424, 3 jul. 2006. 

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:

a)influenciar O comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

b) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

d)facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

e)questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

 

  1. (Enem/2003)

A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.

(Adaptado de Norberto Bobbio et al. Dicionário de política.

Segundo o texto, muitas vezes a propaganda: 

a) não permite que minorias imponham ideias à maioria.

b) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.

c) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.

d) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.

e) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.

 

  1. (Enem/2009) 

Leia: 

Sentimental 

Ponho-me a escrever teu nome

com letras de macarrão.

No prato, a sopa esfria, cheia de escamas

e debruçados na mesa todos contemplam

esse romântico trabalho.

Desgraçadamente falta uma letra,

uma letra somente

para acabar teu nome!

– Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!

Eu estava sonhando…

E há em todas as consciências este cartaz amarelo:

“Neste país é proibido sonhar.”

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: Record, 1995.)

Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que:

a) por meio dos versos “Ponho-me a escrever teu nome” (v. 1) e “esse romântico trabalho” (v. 5), o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos.

b) a linguagem essencialmente poética que constitui os versos “No prato, a sopa esfria, cheia de escamas” e “e debruçados na mesa todos contemplam” (v. 3 e 4) confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista.

c) na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente.

d) em “Eu estava sonhando…” (v. 10), o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo.

e)no verso “Neste país é proibido sonhar.” (v. 12), o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do “cartaz amarelo” (v. 11).

(Enem/2009) 
Leia: 

Canção amiga 

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
[…]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Novos poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 (fragmento). )

A linguagem do fragmento anterior foi empregada pelo autor com o objetivo principal de:

a) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
b) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.
c) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
d) destacar o processo de construção de seu poema ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.
e) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.

  1. (Enem/2009) 

Leia: 

Em uma famosa discussão entre profissionais das ciências biológicas, em 1959, C. P. Snow lançou uma frase definitiva: “Não sei como era a vida antes do clorofórmio”. De modo parecido, hoje podemos dizer que não sabemos como era a vida antes do computador. Hoje não é mais possível visualizar um biólogo em atividade com apenas um microscópio diante de si; todos trabalham com o auxílio de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador pessoal. Mas não sabemos como ela seria se ele não tivesse sido inventado.

(PIZA, D. Como era a vida antes do computador? OceanAir em Revista, n. 1,2007 (adaptado).)

Nesse texto, a função da linguagem predominante é:

a) emotiva, porque o texto é escrito em primeira pessoa do plural.

b) referencial, porque o texto trata das ciências biológicas, em que os elementos como o clorofórmio e o computador impulsionaram o fazer científico.

c)metalinguística, porque há uma analogia entre dois mundos distintos: o das ciências biológicas e o da tecnologia.

d) poética, porque o autor do texto tenta convencer seu leitor de que o clorofórmio é tão importante para as ciências médicas quanto o computador para as exatas.

e) apelativa, porque, mesmo sem ser uma propaganda, o redator está tentando convencer o leitor de que é impossível trabalhar sem computador atualmente.