2017 – 2A. SÉRIE – TAREFA 05 – SEMÂNTICA
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TAREFA 05
Os exercícios sobre semântica apresentarão as diferenças nos significados das palavras, principal objeto de estudo dessa área da linguística.
01- Quanto à organização sintático-semântica do fragmento “Ninguém ama tanto a vida como a pessoa que envelhece”, é correto afirmar:
a) As formas verbais “ama” e “envelhece” exigem complemento.
b) O conectivo “como” introduz oração que expressa ideia de conformidade.
c) Os termos “Ninguém” e “vida” exercem a mesma função sintática.
d) A forma verbal “envelhece” tem como complemento o termo “pessoa”.
e) A oração “que envelhece” expressa ideia de restrição.
02- Leia o trecho
Esparadrapo
Há palavras que parecem exatamente o que querem dizer. “Esparadrapo”, por exemplo. Quem quebrou a cara fica mesmo com cara de esparadrapo. No entanto, há outras, aliás de nobre sentido, que parecem estar insinuando outra coisa. Por exemplo,“incunábulo*”.
QUINTANA, Mário. Da preguiça como método de trabalho. Rio de Janeiro, Globo. 1987. p. 83.
*Incunábulo: [do lat. Incunabulu; berço]. Adj. 1- Diz-se do livro impresso até o ano de 1500./ S.m. 2 – Começo, origem.
A locução “No entanto” tem importante papel na estrutura do texto. Sua função resume-se em:
a) ligar duas orações que querem dizer exatamente a mesma coisa.
b) separar acontecimentos que se sucedem cronologicamente.
c) ligar duas observações contrárias acerca do mesmo assunto.
d) apresentar uma alternativa para a primeira ideia expressa.
e) introduzir uma conclusão após os argumentos apresentados.
03- Indique a alternativa na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.
O adultério foi _____________________ do Código Penal.
O congestionamento na Avenida Paulista paralisou o _____________________ de veículos por duas horas.
Ao beber e dirigir, o condutor está ___________________ as leis de trânsito.
Os condenados foram presos em ____________________ ao tentarem assaltar uma residência.
a) descriminado – tráfego – infringindo – flagrante
b) descriminado – tráfico – infringindo – fragrante
c) discriminado – tráfego – infligindo – fragrante
d) descriminado – tráfego – infligindo – flagrante
e) discriminado – tráfico – infligindo – fragrante.
04- Leia as passagens
1) Os pacientes não entenderam o por que da demora no atendimento.
2) Por que todos os voos programados para hoje foram cancelados?
3) Porque chovia torrencialmente, todos os voos programados para hoje foram cancelados.
4) Entenda o porquê de tantos movimentos sociais no ano de 2013.
5) Não ir à aula hoje? Por quê?
Quanto ao emprego dos “porquês”, as expressões destacadas estão empregadas de maneira correta em:
a) 1, 2, 3, 4 e 5.
b) 2, 3, e 5.
c) 2, 3, 4 e 5.
d) apenas 1 e 4.
e) 2, 4 e 5.
VALOR SEMÂNTICO DAS PREPOSIÇÕES
Preposições têm muito peso na questão semântica. Cada uma delas, dependendo do contexto, tem significado diferente. Veja os exemplos abaixo:
- Peguei o livro do professor com o compromisso de devolvê-lo amanhã – Valor semântico de posse.
- As esculturas de cerâmica fizeram o maior sucesso durante a exposição – Matéria
- Estudar com os amigos é muito mais proveitoso – Companhia
- O conhecimento é a chave para o sucesso – Finalidade
- Fiz o trabalho conforme você sugeriu – Conformidade
- Falamos sobre Machado de Assis durante a apresentação do seminário – Assunto
- O garoto se feriu com a faca – Instrumento
- Aguardávamos com ansiedade o resultado do concurso – Modo
- O cachorro morreu de uma epidemia desconhecida – Causa
- A plateia protestou contra o alto preço da mensalidade – Oposição
- O orientador estipulou um prazo de vinte dias para a entrega da tese de dissertação – Tempo
- Conheci uns amigos de Fortaleza – Origem
AGORA É A SUA VEZ
- Indique a alternativa correta quanto ao valor semântico das preposições nas frases abaixo.
a) Morreu de pneumonia. (doença)
b) Falava de política. (modo)
c) Morava numa casa de madeira. (matéria)
d) Veio de ônibus. (companhia)
e) Ele chegou de Lisboa. (nacionalidade)
- “O que desejava… Ah! Esquecia-se. Agora se descordava da viagem que tinha feito pelo sertão, a cair de fome.” (Graciliano Ramos). A alternativa em que a preposição de expressa a mesma ideia que possui em “…a cair de fome” é:
a) De tanto gritar, sua voz ficou rouca.
b) De grão em grão, a galinha enche o papo.
c) De noite todos os gatos são pardos.
d) Chegaram cedo de Cruzeiro do Sul.
e) Trazia no bolso uma caneta de prata.
- As relações expressas pelas preposições estão corretas na sequência:
Saí com ela.
Ficaram sem um tostão.
Esconderam o lápis de Maria.
Ela prefere viajar de navio.
Estudou para passar.
a) falta; companhia; posse; meio; fim
b) companhia; falta; posse; fim; meio
c) companhia; posse; falta; meio; fim
d) companhia; falta; meio; posse; fim
e) companhia; falta; posse; meio; fim
- Com referência às alternativas propostas, analise-as de acordo com o código em evidência, levando em consideração o valor semântico estabelecido pelas preposições destacadas:
A – Causa
B – Posse
C – Companhia
D – Finalidade
E – Assunto
( ) O livro do professor está emprestado aos alunos.
( ) Fomos com os amigos ao cinema.
( ) O animal morreu de fome.
( ) Fizemos o trabalho sobre questões ambientais.
( ) O cenário encontra-se ornamentado para as festividades.