2a. SÉRIE – ORAÇÕES ADVERBIAIS
Aluno(a) ………………………………………………………………………….. No. …… 2ª. série
1) ASSOCIE AS ORAÇÕES DE ACORDO COM A CIRCUNSTÂNCIA QUE EXPRESSAM.
Oração Principal
a) O verde e o amarelo foram introduzidos em nossa bandeira
b) A bandeira brasileira ganhará uma nova estrela
c) As primeiras bandeiras brasileiras eram as mesmas de Portugal
d) A bandeira tem uma relação tão forte com a nação
Oração Subordinada Adverbial
( ) se um novo estado for criado.
( ) que mudanças políticas costumam resultar em mudanças na bandeira.
( )depois que o Brasil se tornou independente.
( ) porque o Brasil era uma colônia portuguesas.
2) Leia a letra da canção “Se ela quisesse”.
Se ela tivesse
A coragem de morrer de amor
Se não soubesse
Que a paixão traz sempre muita dor
Se ela me desse
Toda devoção da vida
Num só instante
Sem momento de partida
O que eu preciso ouvir
Pudesse ela me dizer
Como é lindo se morrer de amor
Que o tempo insiste
Porque existe um tempo que há de vir
Se ela quisesse, se tivesse essa certeza
De repente, que beleza
Ter a vida assim ao seu dispor
Ela veria, saberia que doçura
Que delícia, que loucura
a) Quem é ela, nessa letra de canção?
…………………………………………………………………………………………………………………………………..
b) Releia os dois versos iniciais e os três últimos. O que aconteceria se a amada do eu lírico tivesse a coragem de morrer de amor?
…………………………………………………………………………………………………………………………………..
c) Explique a expressão “morrer de amor”.
…………………………………………………………………………………………………………………………………..
d) Na letra da canção, há um verso que se repete várias vezes. Esse verso e uma oração subordinada adverbial ________________________.
3) Que circunstância revela a oração marcada com a conjunção em negrito?
a) Embora ainda não tenha visto seu time fazer gols, o treinador evita culpar os atacantes. ………………..
b) Tomei providências, a fim de que vocês obtivessem seus direitos. ……………………….
c) À proporção que me afasto, aperta a saudade. ………………………………..
d) Sua inteligência é tão grande quanto seu talento para arrumar encrenca. ………………………..
e) Na dança moderna, as qualidades pessoais mais intensas de cada artista são mais evidentes do que na dança acadêmica. ……………………………………
f) E finalmente, como fisse o presidente, nós todos nos achamos no dever de zelar pelo meio ambiente.
g) À proporção que me afasto, aperta a saudade. …………………………………..
h) Segundo as autoridades afirmam, deve haver aumento de impostos. ………………………………..
i) Não dê esperanças se não estiver a fim dele, ainda que você não queira magoá-lo. Por outro lado, também não precisa trata-lo mal, só para que ele desencane. Isso vai machucar o coraçãozinho dele. ……………………………. e ………………………………….
j) Ainda que seja inteligente, não será eleita representante dos alunos. ……………………….
k) Quando um não quer, dois não brigam. ………………………………
l) A bandeira subiu enquanto as crianças cantavam. …………………………………
m) As crianças cantariam, contanto que alguém ensinasse. …………………………………..
n) Já que a professora ensinou, as crianças cantaram. ………………………….
o) A bandeira demorou tanto a subir, que as crianças cansaram. …………………………….
p) Não vou porque não quero. ………………………………..
q) Ele continuará no fundo, desde que tenha bastante ar. ………………………………..
r) Se precisar, chame o monitor. ………………………………………