ESPAÇO DO CORONAVÍRUS – PARA A 2A. SÉRIE
Estar em quarentena traz uma preocupação para cada um de nós. Para não perder o ritmo, imprima esta tarefa, resolva os exercícios e entregue-a no dia em que tivermos nossa primeira aula. TAREFA VALE NOTA, NÃO ESQUEÇA!
ATENÇÃO! Se você desejar, poderá apresentar sua tarefa em folha de caderno, um trabalho feito a mão (fica bonito e seguramente lhe trará maior fixação da matéria). Faça em boa letra, coloque seu número de chamada e turma. Ah!..corte os “bigodes” da folha….
ALUNO(a) ……………………………………………………………………………………. No……. 2ª. série ……
FALANDO SOBRE SUJEITO
01-Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.”, temos:
- Sujeito simples
- Sujeito composto
- Sujeito oculto determinante
- Sujeito indeterminado
- Oração sem sujeito
02-Assinale a alternativa onde o sujeito não foi corretamente grifado.
A) Um pressentimento terrível tomou conta de todos.
B) Nenhum colega meu esteve na festa.
C) De vez em quando, novos interessados se apresentavam.
D) Todas as cartas estavam sobre a mesa.
E) Carolina chorava compulsivamente.
03-“Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não me foi de todo inútil.” Que tipo de sujeito tem o verbo em destaque?
A) sereno
B) eu (elíptico).
C) o desencanto.
D) a vida
E) inútil
04-“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. De um povo heroico o brado retumbante…” O sujeito da afirmação com que se inicia o Hino Nacional Brasileiro é:
A) o brado
B) um povo heroico.
C) as margens plácidas do Ipiranga.
D) o brado retumbante.
05- Só num caso a oração é sem sujeito. Identifique-a:
A) Faltavam três dias para o batismo.
B) Houve por improcedente a reclamação do aluno.
C) Sobrou tempo suficiente para as comemorações.
D) Choveu intensamente nesse fim de semana.
E) Roubaram o carro do meu pai.
06– (PUC-SP) Identifique a alternativa que contém uma oração sem sujeito:
A) Ontem fez muito calor.
B) Vive-se bem em apartamentos.
C) Existem muitos apartamentos à venda.
D) O dia de ontem foi muito quente.
E) Vendem-se apartamentos.
07- Observe a estrofe:
“Lembra-me que, em certo dia.
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria,
Um pobre cão”.
Aparece aí a inversão do:
A) objeto direto: um pobre cão.
B) sujeito: um pobre cão.
C) sujeito: certo dia.
D) predicado: lembra-me.
E) predicativo do sujeito: me.
08-Considere os seguintes trechos:
I – Vendem-se imóveis
II – Eles haviam deixado a festa mais cedo.
III – Palavras horríveis choveram daquela boca pavorosa.
Assinale a(s) proposição (ões) correta(s):
1) No trecho I, o sujeito é indeterminado, pois não podemos saber que está vendendo as casas.
2) No trecho II e III, o sujeito é inexistente, já que os verbos são “haver” e “chover”, respectivamente.
4) No trecho III, o sujeito é classificado como simples (“Palavras horríveis”), já que o verbo “choveram” encontra-se em seu sentido figurado.
8) No trecho II, o sujeito é simples (“Eles”), já que o verbo “haver” faz parte de uma locução verbal e, portanto, é um verbo auxiliar.
16) Nos trechos I, II e III, o sujeito é simples.
32) No trecho I, o sujeito é paciente (Imóveis são vendidos). Assim, o sujeito da frase é o vocábulo “Imóveis”, já que são eles quem sofrem a ação de “serem vendidos”.
RESPOSTA:
09-Que tipo de sujeito temos em cada texto?
a)- Óculos, peruca e um bigode falso são os meus adereços de Carnaval.
b)- Temos de levantar cedo amanhã?
c)- Naquele bar, ouve-se um pouco de tudo.
d)- Vive-se cansado.Parte inferior do formulário
10- Que tipo de sujeito temos para cada verbo em destaque?
a) Diz-se por aí que poucos salvaram-se naquele dia.
b) Limparam-se as janelas, as portas e o pátio.
c) Disseram que o povo daqui é desconfiado.
d) Sabemos que nada é eterno.
e) Aqui é muito quente disse o professor.
f) Fez-se muito barulho e pouco foi o resultado.
g) Ontem fez vinte anos que o programa foi ao ar.
h)Saltava e saltava e nada conseguia o pequeno aldeão.
i) Poucos eram os que sabiam a lição.
j) Havia muito barulho nas calçadas.