MAIS EXERCÍCIOS
Linguagem cuidada significa ser fluente, escolher palavras adequadas e que demonstrem domínio de vocabulário. E, mais importante: não falar vícios de linguagem nem estereótipos de apoio, não cometer erros gramaticais, evitar palavras imprecisas.
Estereótipos de apoio
Né, tá, ok são alguns exemplos de expressões típicas da fala, mas que, se faladas repetidas vezes em uma apresentação, tornam-se estereótipos de apoio e passam a chamar mais atenção do que a própria mensagem (provavelmente, as pessoas contarão quantos nés o apresentador falou, mas não saberão resumir a mensagem apresentada).
E saiba que qualquer palavra usada repetidamente, a cada começo ou fim de frase, se torna um estereótipo de apoio. Pode ser aí, assim, tipo assim, no caso, então. Portanto, atente-se para esse aspecto.
Vícios de linguagem
Gerundismo: construções como vou estar falando ou estarei falando (sentido de futuro) são usos errados do gerúndio. Troque por vou falar, falarei. O gerúndio só pode ser utilizado se indicar uma ação contínua, no presente: estou fazendo um treinamento.
A nível de: essa combinação de palavras está errada. Em vez de dizer o problema é a nível de qualidade, diga o problema é de qualidade.
Onde: só pode ser usado para se referir a lugar, como em a cidade onde moro, a empresa onde trabalho. Cuidado com frases como o problema de crédito pessoal foi identificado onde deve ser resolvido, pois não há palavra que se refira a lugar (o correto é o problema de crédito pessoal foi identificado e deve ser resolvido).
Palavras imprecisas
Coisa e cara: essas duas palavras são ditas frequentemente em apresentações, das mais formais às mais informais. Isso porque são palavras muito genéricas e bastante utilizadas no dia a dia, mas passam uma imagem de extrema informalidade e generalizam a informação. Mas evite referir-se a um projeto, uma ideia, como uma coisa ou referir-se a um cliente, um colaborador ou um diretor como cara.
A gente – nós: sempre especifique a quem se refere o a gente ou o nós, complementando a informação: a gente que faz muitas apresentações, a gente da área de qualidade, nós da área de RH. Dessa forma, o receptor sabe a que se refere o a gente, o nós, caso contrário, a mensagem pode se tornar ambígua e imprecisa.
VAMOS AO TRABALHO
Preencha as lacunas, usando o seguinte código:
a) por que b) por quê c) porquê d) porque
01) Quer dizer que você não vai mesmo conosco, …………………………. ?
02) Não entendo o ………………………….. de suas atitudes.
03) Você sabe ………………….. ela não passou no concurso.
04) Não fuja, ……………………………….. toda fuga é fraqueza.
05) Os maus momentos ………………………….. passaste serão inesquecíveis
06) Os amigos, não sei ……………………………, foram sumindo um a um.
07) Agora entendo …………………………votaste no homem…
08) Menina apaixonada chora sem saber ……………………….
09) ………………….não tinha sono, fiquei na sala assistindo ao jogo
10) Qual seria a razão ………………………… concordaram tão facilmente?
11) Assinale a alternativa incorreta:
a) Não quero mais saber por que motivo não me amas
b) Se não me amas, quero saber porquê
c) Se não me amas, quero saber o porquê
d) Não me amas porque não te amo?
12) Qual é a incorreta?
a) Quero saber o porquê desta briga.
b) Ainda saberás porque saí do país
c) Estudamos sem saber por quê
d) Rápida foi a crise por que passou
13) Assinale a alternativa correta:
a) A criança sempre indaga o porquê das coisas
b) Conheço o livro porque te orientaste
c) Sei porquê você faltou às aulas
d) Chegaste só agora, por que?
14) Há uma alternativa incorreta, assinale-a:
a) Aquela foi a razão por que tive o pesadelo
b) Faça os exercícios, porque só assim se aprende
c) Não sei porque não ficas mais um pouquinho.
d) Porque você fez tudo errado, não o considero eficiente
15) Escolha a alternativa que complete corretamente as lacunas: Descobri o motivo ________ ele não veio. Não veio ______teve problemas lá.
a) porquê – por quê
b) porque – porque
c) por que – por quê
d) por que – porque
16) Idem ao anterior:
Se você me disser o __________ disso, entenderei,_________ não sou tolo.
a) porquê- porque
b) por que – porque
c) por quê – por quê
d) porque – por que
17) Indique a alternativa correta:
a) Vim por que quero lutar
b) Diga-me o por que da sua luta
c) Afinal, por que você luta?
d) Eu sei porque você quer lutar
18) Assinale o incorreto:
a) Trabalho muito porque preciso
b) Trabalhas tanto, por quê?
c) Você precisa saber o porque disso
d) Falei dele porque o conheço
19) Assinale a alternativa correta:
a) Os caminhos por que vim são estes
b) O estudo é o caminho porque se deve trilhar
c) Alguns vencem por que lutam mais
d) Não sei porque você está nervoso
20) Assinale a forma Incorreta:
a) Nunca lhes revelarei as razões por que tudo começou
b) Diga-me: por que você faltou?
c) Alguns chateiam por que gostam
d) Porque é estudioso e dedicado, o menino se destaca no colégio
21) Assinale a alternativa incorreta:
a) Ela ri e sabe por quê
b) Cada um ri porque gosta de rir
c) Você sabe por que ela ri?
d) Os motivos porque ela ri são mesmo estranhos
22) Assinale a alternativa correta:
a) Essas são as dificuldades porque passei
b) No momento, porque assuntos você se interessa?
c) Estava preocupado com o porquê da questão
d) Todos reclamam sem saber porquê
23) Assinale a alternativa que apresenta erro:
a) Leio revistas e jornais, porque desejo estar sempre informado
b) Gostaria de rever os lugares por que andei ultimamente
c) Não sei por que desistes com tanta facilidade
d) você não apresentou o resultado, por que?
24) Assinale a alternativa onde a palavra QUE está grafada incorretamente:
a) Quê! Você ainda não tomou banho?
b) Depois do banho ficou com um quê irresistível
c) Quê beleza! Acertei tudo
d) Você vive de quê? De brisa?
25) Preenchendo as lacunas com QUE, em qual alternativa esse QUE levaria acento circunflexo por ser monossílabo tônico?
a) Mas ……………………..lindo carro você comprou!
b) O novo diretor tem um ……………………….. estranho.
c) Eis a aula de ………………………….. mais gosto.
d) Por ……………………. você saiu?
MAIS UMA DOSE
1. Entre as opções abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas apresentadas a seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os ………. resolveram ………. seus direitos, fazendo um ………. assustador.
a) mendingos – reivindicar – rebuliço
b) mindigos – reinvidicar – rebuliço
c) mindigos – reivindicar – reboliço
d) mendigos – reivindicar – rebuliço
e) mendigos – reivindicar – reboliço
2.Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses:
a) en…..aguar / pi…..e / mi…..to (x)
b) exce…..ão / Suí…..a / ma…..arico (ç)
c) mon…..e / su…..estão / re…..eitar (g)
d) búss…..la / eng…..lir / ch…..visco (u)
e) …..mpecilho / pr…..vilégio / s…..lvícola (i)
3. Foram insuficientes as ……. apresentadas, ……. de se esclarecerem os …… .
a) escusas – a fim – mal-entendidos
b) excusas – afim – mal-entendidos
c) excusas – a fim – malentendidos
d) excusas – afim – malentendidos
e) escusas – afim – mal-entendidos
4. Este meu amigo ………. vai ……….-se para ter direito ao título de eleitor.
a) extrangeiro – naturalizar
b) estrangeiro – naturalisar
c) extranjeiro – naturalizar
d) estrangeiro – naturalizar
e) estranjeiro – naturalisar
5. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) quiseram, essência, impecílio
b) pretencioso, aspectos, sossego
c) assessores, exceção, incansável
d) excessivo, expontâneo, obseção
e) obsecado, reinvidicação, repercussão
6. A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e -ção, como EXPANSÃO e SENSAÇÃO, é:
a) inven….. / coer…..
b) absten….. / asser…..
c) dimen….. / conver…..
d) disten….. / inser…..
e) preten….. / conver..