Psittacus

PARA 2A. SÉRIE – DIA 11 DE SETEMBRO

TAREFA PARA SEGUNDA-FEIRA, DIA 11 DE SETEMBRO

Entregar numa folha de caderno, trabalho com capricho, caligrafia, com nome, número e turma

 

  • Tomando sua folha sobre conjunções, copie cada uma das propostas e diga em que circunstância a oração em negrito se apresenta. Lembre-se C – C – C – C – C – C – F – T – P

  1. Faremos toda a tarefa contanto que haja nota no boletim.
  2. Conquanto não fosse permitido, alunos ficaram fora da sala.
  3. Ficaremos aqui na sala já que não há energia elétrica na escola.
  4. O sucesso foi tanto que a Direção convidou o aluno para a peça teatral.
  5. Hoje não haverá pão de queijo porquanto não temos a matéria-prima.

 

  • Qual a função sintática exercida pele oração posta em destaque?

  1. Eu soube que muitos alunos têm feito tarefas em sala.
  2. Sua decisão é que pesou na balança.
  3. A direção tinha conhecimento de que alunos faltaram ás aulas.
  4. É público e notório que tais resultados não estão correto.
  5. Não sabemos onde as tais folhas foram postas.
  6. Guarde o material que trouxemos da gráfica.
  7. Tínhamos feito um trato: que nenhum aluno viria sem tarefa.

 

  • Você sabe perfeitamente que o pronome relativo está ligado às orações subordinadas adjetivas. Pois bem. Sabe-se que tais pronomes são termos de COESÃO TEXTUAL, isto é, substituem um termo que normalmente os antecede…Além de conetivo, que outra função os pronomes relativos em destaque exercem no texto?

  1. Aqui estão os livros que lhe prometi.
  2. As canetas de que preciso estão na gaveta de cima.
  3. Conheci o pessoal que vai trabalhar aqui amanhã.
  4. Sobre a mesa estavam os óculos que eu havia perdido.
  5. Na gaveta estavam os relógios de que careciam as crianças.

  • Leia o texto, separe as orações e classifique cada uma delas.

“ Segundo informações que vieram de São Paulo, alguns funcionários declararam que havia problemas nas máquinas que foram montadas na semana passada.”