PARA TREINAR
TRABALHO DE PORTUGUÊS
Aluno(a) ……………………………………………………………………….. 3ª. série
Teoria do banheiro
Fernando Martins
A reabertura do Mineirão, estádio de Belo Horizonte reformado para a Copa do Mundo, foi caótica: trânsito confuso no entorno, lanchonetes fechadas, falta de água nos bebedouros e, como costuma ocorrer nesse tipo de situação, banheiros sujos. Sanitários em condições inadequadas costumam ser o primeiro sintoma de má gestão de um espaço de uso coletivo. Por vezes, nada mais parece estar errado naquele local. Mas um banheiro inexistente, mal dimensionado ou sem limpeza é um alerta de negligência e de falhas de administração. Isso vale para estádios, empresas, escolas, universidades, repartições públicas, casas noturnas, áreas de lazer.
Todo ser humano tem necessidades fisiológicas. A civilização levou milênios para inventar o sanitário e, assim, garantir privacidade nesse momento socialmente embaraçoso. Ofertar bons banheiros, portanto, é importar-se com a dignidade do outro – de seu cliente, de seus funcionários, de seus eleitores.
Por outro lado, um WC inexistente, em más condições ou subdimensionado indica que o outro não é uma preocupação central do responsável pelo espaço. Nesse sentido, a ausência de banheiros públicos nas cidades brasileiras é reveladora do descaso do Estado com o cidadão, algo que se revela de forma mais contundente nas deficiências de outros serviços.
Deve-se ponderar, contudo, que há gestores públicos e privados que se importam com as pessoas. Mas que, ainda assim, não conseguem sanar eventuais deficiências nos banheiros que administram. Nesse caso, trata-se de uma questão de incapacidade gerencial. Não conseguir prever quando o sanitário precisa receber novos rolos de papel higiênico, por exemplo, revela de forma inequívoca um desconhecimento de regras básicas de estoque e reposição.
Esses dois fatores – descaso deliberado em relação ao outro ou simples deficiência administrativa – são potenciais causadores de problemas. Muitas vezes graves. E um banheiro sujo pode ser o primeiro alerta.
Quem já frequentou casas noturnas e bares sabe que uma expressiva parcela desses estabelecimentos não consegue manter os sanitários limpos durante a noite toda. Normalmente, há muitos frequentadores e poucos banheiros. E a manutenção é insuficiente para deixá-los higiênicos. É possível supor que essa mesma desatenção seja estendida à segurança dos clientes – algo corriqueiro, como demonstra o recente fechamento de dezenas de casas noturnas ao redor do país após a tragédia da boate Kiss, de Santa Maria (RS).
Talvez seja necessário dar mais atenção aos banheiros. Ao conhecê-los, de certa forma são desvendadas as entranhas de uma instituição.
Questão 01– Pela característica, podemos afirmar tratar-se de um texto opinativo em que o autor expõe, aos olhos do leitor, o que pensa sobre determinado assunto. Qual é o tema central defendido por Fernando Martins em sua matéria? (1,0 ponto)
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Questão 02– No trecho “Esses dois fatores – descaso deliberado em relação ao outro ou simples deficiência administrativa – são potenciais causadores de problemas. Muitas vezes graves.” Na sua opinião, qual é o problema mais grave? Defenda sua visão à luz daquilo que se diz no texto. (1,0 ponto)
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Questão 03- Que desejou dizer o autor com a passagem de encerramento do texto “Ao conhecê-los, de certa forma são desvendadas as entranhas de uma instituição.” ? (1,0 ponto)
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Questão 04– Na passagem “Nesse sentido, a ausência de banheiros públicos nas cidades brasileiras é reveladora do descaso do Estado com o cidadão, algo que se revela de forma mais contundente nas deficiências de outros serviços.”, há três palavras acentuadas graficamente. Justifique o emprego do acento gráfico em cada uma delas. (1,0 ponto)
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Questão 05- No trecho “Nesse caso, trata-se de uma questão de incapacidade gerencial.” – que tipo de sujeito encontramos? Explique sua resposta. (1,0 ponto)
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01) “Ninguém na família tocava qualquer instrumento. “ O elemento em destaque acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em: (0,5 ponto)
a) Mas sei que veio firme…
b) Eu não sei.
c) …o desenvolvimento musical torna-se necessário.
d) … sanfoneiros itinerantes que passavam por Itabaiana…
e) Eu digo isso porque eu também…
02) “O livro foi oferecido a todos os editores nacionais, de todos recebeu um não seco …“
O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em: (0,5 ponto)
a) … o que consolidou sem dúvida a posição do estreante…
b) … quando não me deram o calado como resposta.
c) Seu primeiro livro – Menino de engenho – é chave de uma obra…
d) O escritor mesmo, certa vez, em artigo de jornal, contou alguma coisa a respeito do livro de estreia…
e) … que ficará definitivamente encerrado com o aparecimento de Usina, em 1936.
03) Ambos os elementos sublinhados desempenham a função de sujeito no seguinte caso: (0,5 ponto)
a) Eles nada sabem sobre as estrelas quealguns dizem já ter visto por revelação dos deuses.
b) É certo que ela morrerá. Ela suspeita disso e tem medo.
c) Como sugeriu o apóstolo Paulo, a verdade está subordinada à bondade.
d) E ele dirá: “Você me faz essa pergunta porque você está com medode morrer”.
e) Está configurada uma situação ética. Que é que o médico vai dizer?
04) “a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências…“ O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em: (0,5 ponto)
a) … astros que ficam tão distantes …
b) … a astronomia é uma das ciências …
c) … a ação nos proporcionou um espírito …
d) … de cuja importância ninguém duvida …
e) … seu corpo não passa de um ponto obscuro …
05) “Donos de uma capacidade de orientação nas brenhas selvagens […], sabiam os paulistas como… “
O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em: (0,5 ponto)
a) Nas expedições breves serviam de balizas ou mostradores para a volta.
b) Às estreitas veredas e atalhos […], nada acrescentariam aqueles de considerável…
c) Só a um olhar muito exercitado seria perceptível o sinal.
d) Uma sequência de tais galhos, em qualquer floresta, podia significar uma pista.
e) Alguns mapas e textos do século XVII apresentam-nos a vila de São Paulo como centro…
06)“… constava simplesmente de uma vareta quebrada em partes desiguais… “
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em: (0,5 ponto)
a) Em campos extensos, chegavam em alguns casos a extremos de sutileza.
b) … eram comumente assinalados a golpes de machado nos troncos mais robustos.
c) Os toscos desenhos e os nomes estropiados desorientam, não raro, quem…
d) Koch-Grünberg viu uma dessas marcas de caminho na serra de Tunuí…
e) … em que tão bem se revelam suas afinidades com o gentio, mestre e colaborador…
07) “… 43,9% do território amazônico está protegido. “ O elemento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento grifado exerce em: (0,5 ponto)
a) … Amapá, Roraima, Pará e Amazonas possuem mais da metade de seu território nessa categoria.
b) E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas…
c) Terras indígenas e unidades de conservação contribuem de modo quase parelho para o número total de áreas protegidas na Amazônia.
d) … nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo…
e) Quase metade da Amazônia brasileira pertence hoje à categoria de área protegida por lei contra a devastação…
08) Em qual alternativa a passagem A QUEM é um objeto indireto? (0,5 ponto)
a) Estava ali o homem a quem nós devíamos respeito.
b) O funcionário a quem a instituição premiou veio do Ceará..
c) Aquela criança a quem destinaram uma verba foi levada pelas águas da enchente.
d) Todos os as crianças a quem encontramos já estavam vacinadas.
e) O autor a quem convidamos acaba de chegar ao salão..
09)“Graças aos avanços na medicina e na agricultura, as previsões funestas de Malthus não se confirmaram … “
O segmento grifado exprime, em relação à afirmativa seguinte, noção de (0,5 ponto)
a) condição.
b) tempo.
c) proporção.
d) causa.
e) finalidade.
10) “Nascidas do povo mais humilde do Brasil, as Escolas afirmam a vocação dos brasileiros, de todos os brasileiros, para a grandeza. “
A oração grifada acima tem sentido …… e, ao reescrevê-la com o emprego da conjunção adequada, a oração resultante deverá iniciar-se por …… .
As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por: (0,5 ponto)
a) final – Para que tivessem nascido
b) temporal – Enquanto tinham nascido
c) concessivo – Ainda que tenham nascido
d) consecutivo – Desde que tenham nascido
e) condicional – Caso tenham nascido