Psittacus

TAREFA 11 – 1a. SÉRIE – AGOSTO – GABARITADA

Aluno(a) ……………………………………………………………………………….. No. …..   1ª. série  ………

TAREFA 11

PARA VOCÊ GUARDAR

ADVÉRBIO

De acordo com as circunstâncias que exprimem o advérbio pode ser classificado:

Tempo: Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente.

Lugar:   Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.

Modo:  Bem, mal, assim, depressa, calmamente, suavemente, alegremente.

Afirmação:         Sim, deveras, certamente, realmente, efetivamente.

Negação:            Não, tampouco.

Dúvida:                Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.

Intensidade:     Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio.

 

LOCUÇÕES ADVERBIAIS

 

As locuções adverbiais podem ser classificadas em: (exemplos)

 

Locução adverbial de lugar: à esquerda, à frente, ao lado, em cima, por perto,…

Locução adverbial de tempo: pela manhã, de noite, à tarde, em breve, …

Locução adverbial de modo: em silêncio, de cor, ao contrário, às pressas,…

Locução adverbial de afirmação: por certo, com certeza, sem dúvida,…

Locução adverbial de negação: de modo algum, de forma alguma,…

Locução adverbial de intensidade: de muito, de pouco, de todo, em excesso,…

Locução adverbial de dúvida:  quem sabe,…pode ser…

 

ORAÇÕES COM VALOR ADVERBIAL

 

Tipos de orações subordinadas adverbiais

 

Oração subordinada adverbial causal: apresenta a causa do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções causais: porque, que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, pois que, por isso que, como, como que, visto como,…

 

Oração subordinada adverbial consecutiva: apresenta a consequência do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções consecutivas: que, tanto que, tão que, tal que, tamanho que, de forma que, de modo que, de sorte que, de tal forma que,…

 

Oração subordinada adverbial final: apresenta o fim ou finalidade do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções finais: a fim de que, para que, que,…

 

Oração subordinada adverbial temporal: apresenta uma circunstância de tempo ao acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções temporais: quando, enquanto, agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que, apenas, antes que, até que, sempre que, depois que, cada vez que, mal,…

 

Oração subordinada adverbial condicional: apresenta uma condição para a realização ou não do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções condicionais: se, salvo se, desde que, exceto se, caso, desde, contando que, sem que, a menos que, uma vez que, sempre que, a não ser que,…

 

Oração subordinada adverbial concessiva: apresenta uma concessão ao acontecimento da oração principal, ou seja, apresenta uma ideia de contraste e contradição. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções concessivas: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por pouco que, por muito que,…

 

Oração subordinada adverbial comparativa: apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções comparativas: como, mais do que, menos do que, assim como, bem como, que nem, tanto quanto,…

 

Oração subordinada adverbial conformativa: apresenta uma ideia de conformidade, de concordância e regra em relação ao acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções conformativas: conforme, como, consoante, segundo,…

 

Oração subordinada adverbial proporcional: apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais… mais, quanto menos… menos, quanto maior… maior, quanto maior… menor,…

…………………………………….. CORTE  AQUI ……………………………………………………………….. 

EXERCÍCIOS

  • Veja esta passagem:  Eu faço religiosamente o meu “cooper“”  – “Eu também rezo para conseguir dar a volta no quarteirão”.”

 

 

  1. Em que sentido a primeira personagem usou o advérbio religiosamente?

Em se tratando de “cooper”, ele cumpria sua lição todos os dias..treinava..treinava..treinava…

  1. Em que sentido a segunda personagem interpretou o mesmo advérbio?

A segunda personagem entendeu tratar-se de cumprimento de exercícios através de  religião

 

  • Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.

Talvez ela viaje – advérbio de dúvida

  1. a) Não irei ao passeio.NEGAÇÃO
  2. b) Gosto de quem fala bem. MODO
  3. c) Sim, posso ir com você.               AFIRMAÇÃO
  4. d) Amanhã levarei os livras. TEMPO
  5. e) Vi um ninho na árvore. LUGAR
  6. f) Chegamos muito tarde para a aula. INTENSIDADE
  7. g) Ela não sabe como perdeu. NEGAÇÃO
  8. h) Gostaria de esperar um pouco?. TEMPO
  9. i) Perto deles, todos ficam em paz.       LUGAR
  10. j) Olhei calmamente a paisagem. MODO
  11. k) Nunca mais nos veremos. NEGAÇÃO

03-  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.

  1. a) As meninas cantaram . (advérbio de modo)
  2. b) ONTEM , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
  3. c) O menino _NÃO sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)
  4. d) Voltaram MUITO – DEMASIADAMENTE tarde. (advérbio de intensidade)
  5. e) TALVEZ – POSSIVELMENTEvovô não queira vir. (advérbio de dúvida)
  6. f) Eles estavam MUITO – BASTANTE agitados. (advérbio de intensidade)
  7. g) Elas voltaram RAPIDAMENTE para o colégio. (advérbio de modo)
  8. h) AMANHàeu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)
  9. i) Bete estava PERTO da praia. (advérbio de lugar)
  10. j) CERTAMENTE nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
  11. k) Eles NUNCA querem ir para o shopping. (advérbio de negação)

04- Complete com advérbios de lugar.

  1. a) Vou estudar DEBAIXO daquela árvore.
  2. b) Carolina chegou AQUI com Nino.
  3. c) Eliane mora LONGE do clube.
  4. d) Hoje brinquei DENTRO do parque.
  5. Complete com advérbios de tempo.
  6. a) Fui ANTEONTEM – ONTEM ao parque.
  7. b) Cheguei TARDE no aniversário.
  8. c) O ônibus chegou atrasado AGORA .
  9. d) NUNCA é tarde para mudar.

06- Empregue uma locução adverbial para completar o espaço:

  1. A casa ficava AO LADO do muro.
  2. Essa máquina trabalhou SEM GASOLINA e “pifou”.
  3. Os alunos mantiveram-se MUITO QUIETOS durante a palestra.
  4. Sairemos À TARDE pelo ônibus da Garcia.
  5. Ele sabia DE COR. toda a tabuada.
  6. Andei .POR ALGUMAS HORAS. pelo sítio de minha avó.
  7. COM MUITO CUIDADO chegamos à vila.

07- Qual  circunstância revela a locução adverbial em destaque?

  1. Aos poucos ela conquistara a confiança de todos. MODO
  2. Por volta das nove da manhã a chuva invadiu nosso bairro. TEMPO
  3. Ela trabalhava com muito cuidado perto fogão. MODO
  4. Os porcos fugiram através da cerca de bambu. LUGAR
  5. Perto da porteira estava o velho carro de boi. LUGAR
  6. Os índios agiam com alguma desconfiança. MODO
  7. Saltara mais de seis metros e ganhara a medalha. .INTENSIDADE