TAREFA 11 – 2a. SÉRIE – AGOSTO – GABARITADA
Aluno(a) ……………………………………………………………………………… No. ….. 2ª. série …..
TAREFA 11
O1- Que fenômeno semântico ocorre em cada uma das propostas abaixo?
- Paulo é que foi pescar no Pantanal. CLIVAGEM
- O Olavo veio ao colégio, vai chover hoje. ANACOLUTO
- Creio que até o diretor da escola participará do campeonato. FOCALIZADOR
- Gosto de tomate; jiló é que é bom para o coração. .CLIVAGEM
- O inferno, esqueçamo-lo o quanto antes. OBJETO PLEONÁSTICO
- Zeca esqueceu o controle. O controle está esquecido. VOZ PASSIVA
- Bolt é o que chamam de raio das pistas. PSUDOCLIVAGEM
- Eu estava na praia até há pouco. Até há pouco, eu estava na praia.TOPICALIZAÇÃO
- Só o amor constrói. FOCALIZADOR
- O livro, eu não quero mais. ALÇAMENTO
- Ela apenas chorava. FOCALIZADOR
- Lançou novo livro o nosso escritor gaúcho. ALÇAMENTO
- Apenas um pedido ela fez: ganhar uma medalha. .ANACOLUTO
MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12 X SEM JUROS.
Campanha publicitária de loja de eletrônicos. Revista Época. Nº 424, 03 jul. 2006
02- Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente
E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
03- Sobre o texto publicitário propaganda, é correto afirmar:
A) Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
B) Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.
C) Toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.
D) O texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.
E) O público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.
04- Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I- Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.
II- Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do produto.
III- Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.
A) Apenas a alternativa I.
B) Apenas a alternativa II.
C) Apenas a alternativa III.
D) Nenhuma alternativa está correta.
E) Todas as alternativas estão corretas.
05- Passe para a voz passiva analítica:
A) O texto assustava os pobres candidatos.
Os candidatos eram assustados pelo texto.
B) Eu o encontrei na praia.
Ele foi encontrado por mim na praia.
C) Boa parte dos candidatos não tinham jogado a sorte ao léu.
A sorte ao léu não tinha sido jogada por boa parte dos candidatos.
D) Os funcionários esqueceram as instruções dos gerentes.
As instruções do gerente foram esquecidas pelos funcionários.
06- Passe para a voz ativa:
A) Nossa escola foi roubada no final de semana.
No final de semana, roubaram nossa escola.
B) Boa parte dos alunos tinha sido enganada pela proposta.
A proposta tinha enganado boa parte dos alunos.
C) Ela seria premiada pelo Comitê Olímpico Internacional.
O Comitê Olímpico Internacional tê-la-ia premiado. (O Comitê Olímpico Internacional a teria premiado)