TAREFA 13 – 2ª SÉRIE
TAREFA 13
Aluno(a) ………………………………………………………………. No. …. 2ª. série …
O Sol deve ser tratado com muito respeito
As férias são desejadas, pois introduzem uma ruptura com o quotidiano, todos nós as desejamos pelos seus benefícios físicos e mentais. Contudo, alguns DESSES benefícios podem ficar seriamente comprometidos caso não se introduzam algumas precauções que evitem transtornos desnecessários e por vezes dolorosos.
Quanto ao Sol, conhece-se a existência das radiações ultravioleta que atingem a superfície terrestre e que, além das queimaduras, provocam danos irreversíveis tais como cancros cutâneos (um dos quais com elevada malignidade e capacidade de disseminação por todo o organismo). A minimização do risco passa pela utilização de um protetor solar adequado, aplicado algum tempo antes da exposição solar e reaplicado com frequência, particularmente após uma transpiração intensa ou a toma de banho.
A cabeça e os olhos devem estar permanentemente protegidos com chapéu e óculos escuros.
O Sol pode desencadear reações menos graves na pele, como sejam diversos tipos de dermatites provocados pela aplicação na pele de perfumes, desodorizantes, e outros tipos de cosméticos ou ainda certos tipos de medicamentos caso de alguns cremes para as picadas de insetos ou destinados a tratar alergias. Evita-se ESTE ÚLTIMO PROBLEMA fazendo exclusivamente a exposição solar após ter removido da pele qualquer um DESTES produtos (se acaso os tiver colocado, mesmo que tenha sido na véspera).
Há também medicamentos tomados sob a forma de comprimidos ou cápsulas que predispõem ao aparecimento de dermatites quando se faz exposição solar.
Uma medida geral e obrigatória a ser seguida consiste em não se expor ao Sol no período em que as radiações estão mais perpendiculares e mais próximas da Terra e quando é maior a intensidade das radiações ultravioletas tal como o seu efeito danoso (concretamente, o período entre as 11 e as 16 horas).
É preciso que saiba que se proteger apenas debaixo do toldo fica também sujeito às radiações, porque algumas delas são capazes de atravessar o tecido. É em tudo recomendável o uso de t-shirts, particularmente em crianças e pessoas com peles mais sensíveis (designadamente peles claras, com muitas sardas ou sinais, com dermatites, etc.).
O calor em excesso não dá descanso ao corpo
O Sol, além dos efeitos já apontados, quando tomado em excesso, é também responsável por alguns problemas relacionados com o chamado golpe de calor. Este não acontece só quando a comunicação social alerta para a sua existência. Cada pessoa reage de uma forma própria ao calor, pois varia de pessoa para pessoa a sensibilidade às temperaturas elevadas, havendo mesmo quem tenha dificuldade em tolerar temperaturas não muito altas. O maior risco é aquele que atinge as pessoas que, aparentemente, não se incomodam muito com o calor, mas para as quais as temperaturas elevadas desencadeiam alterações fisiológicas que, no limite, podem ser fatais.
Análise Estilístico-Interpretativa:
01- O texto é um texto de opinião, mas que pode ser classificado como texto informativo, isso é, um texto que traz informações ao leitor de como usufruir ou não do Sol. Se é um texto de opinião, certamente contém argumentos. Cite três argumentos que defendam a visão do autor sobre o tema:
I- ………………………………………………………………………………………
II- ……………………………………………………………………………………..
III- ……………………………………………………………………………………..
02- Se analisarmos sob o ponto de vista de texto informativo, que informação o texto nos passa? (cite três)
I- ……………………………………………………………………………………..
II- ……………………………………………………………………………………..
III- …………………………………………………………………………………….
03- Você deve ter percebido que a palavra SOL está grafada com letra maiúscula. A que você atribui o fato de o autor ter usado a letra maiúscula?
…………………………………………………………………………………………………..
04- Há, no texto, três passagens colocadas em destaque: são os termos de coesão textual. Um deles, porém, está incorretamente empregado. Qual deles e por quê?
…………………………………………………………………………………………………..
05- Qual o referente do primeiro termo de coesão textual posto em destaque?
……………………………………………………………………………………………………
06- Na primeira linha existe uma oração colocada em itálico que se inicia com o conetivo POIS. Quais é o valor semântico dele no texto?
…………………………………………………………………………………………………….
07- No primeiro parágrafo existe, na segunda linha, um conector de valor adversativo. Qual é e por que foi utilizado?
…………………………………………………………………………………………………….
08- Veja bem esta passagem: É preciso que saiba que se proteger apenas debaixo do toldo fica também sujeito às radiações, porque algumas delas são capazes de atravessar o tecido. Analise-a cuidadosamente e diga qual o valor semântico da palavra posta em destaque:
……………………………………………………………………………………………………..