TAREFA 15 – 1A. SÉRIE – PREPOSIÇÃO – ADVÉRBIO – VERBO
Aluno(a) …………………………………………………………………………………… No…… 1ª. Série ……
TAREFA 15
01- Assinale a alternativa que indica corretamente o valor semântico das preposições em destaque nas frases:
- Ele sempre cuidou da família com muita dedicação.
- Com a doença do pai, ela voltou para a cidade natal.
- Desde pequenos, os príncipes eram preparados para a liderança.
- A pequena casa de madeira foi destruída a machado.
- a) modo – companhia – modo – modo
- b) causa – modo – finalidade – instrumento
- c) modo – modo – causa – causa
- d) modo – causa – finalidade – instrumento
- e) companhia – causa – semelhança – modo
02- (Fuvest – SP) O segmento em que a preposição destacada estabelece uma relação de causa é:
- a) A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada.
- b) A escada, de degraus gastos, subia ingrememente.
- c) No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame […]
- d) […] uma janela com gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado…
- e) […] coava a luz suja do saguão.
03- Assinale a alternativa que indique a definição correta de preposição:
- a) Preposição é a palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.
- b) Preposição é a palavra invariável que liga duas orações ou duas palavras de mesma função em uma oração.
- c) Preposição é a palavra ou conjunto de palavras que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas.
- d) Preposição é a palavra cuja função principal é indicar o posicionamento, o lugar de um ser, relativamente à posição ocupada por uma das três pessoas gramaticais.
- e) Preposição é a palavra que exprime uma quantidade definida, exata de seres (pessoas, coisas etc.), ou a posição que um ser ocupa em determinada sequência.
“Moleque, não confunda cadeira de balanço com cadeira do balanço!”
04-Na passagem acima, a preposição “de” em “cadeira de balanço” assume o valor semântico de:
- a) causa
- b) instrumento
- c) finalidade
- d) modo
- e) tempo
05- SUBLINHE OS ADVÉRBIOS E CLASSIFIQUE-OS:
Você chegou cedo. tempo
Ela não está bem de saúde hoje. modo
Meus tios moram perto de você. lugar
Saiu repentinamente da reunião e não se justificou. modo
Talvez chegue a tempo para assistir ao casamento. dúvida
Sim, eu vi tudo. afirmação
Ela estava muito triste. intensidade
06- IDENTIFIQUE, NAS FRASES ABAIXO, SE A PALAVRA DESTACADA É ADJETIVO OU ADVÉRBIO:
a) As crianças vão melhor, obrigada. Já estão sem febre. ADVÉRBIO
b) O molho de tomate está melhor agora, mais saboroso, você não acha? ADJETIVO
c) Ana, Carla, Joana e Rose são as melhores amigas que tenho. ADJETIVO
d) Visitei-os ontem e encontrei-os pior, mais abatidos e aflitos. ADVÉRBIO
e) Tente elaborar outro plano, porque este apresentou os piores. ADJETIVO
07- RELACIONE AS COLUNAS INDICANDO A RELAÇÃO EXPRESSA PELA PREPOSIÇÃO EM DESTAQUE:
a) O sacerdote falou da fraternidade ( D ) matéria
b) A criança estava trêmula de frio. ( N ) distância no espaço
c) As tulipas vêm da Holanda ( H ) meio
d) Ganhou uma correntinha de ouro. ( A ) assunto
e) Agiu contra a vontade. ( E ) direção contrária
f) Esta é a casa de meu pai. ( L ) instrumento
g) Os livros estão sobre a mesa da sala. ( B ) causa
h) Vim de ônibus. ( G ) lugar
i) É uma pessoa rica de sabedoria ( F ) posse
j) Como é teimoso! Saiu ao avô. ( M ) fim
l) Redigiu os artigos a lápis. ( J ) conformidade
m) Saíram para pescar bem cedinho. ( I ) delimitação
n) Daqui a dois quilômetros há um bar. ( C ) origem
08- COMPLETE OS ESPAÇOS COM A FORMA VERBAL SOLICITADA ENTRE PARÊNTESES:
a) Se não EXISTISSE tantas injustiças, não HAVERIA tantas crises sociais. (existir: pret.imperf.subj. / haver: fut.do pretér.)
b) Com a natureza não VALEM artimanhas. (valer – presente do indicativo)
c) Se lhe INTERESSAR, dar-lhe-ei os respectivos nomes. (interessar – futuro do subjuntivo)
d) Sugeri-lhes que REQUERESSEM um reexame da prova. (requerer – pret. Imperf. Subjuntivo)
e) Quando vocês REVIREM o texto, prestem atenção ao ritmo da frase. (rever – fut.subj.)