TAREFA 18 – 1A. SÉRIE – OUTUBRO/NOVEMBRO
Aluno(a) ………………………………………………………………………………… No. ….. 1ª. Série ……
TAREFA 18
ATENÇÃO! Lembre as relações entre elementos da comunicação e funções da linguagem
EMISSOR > expressiva – emotiva
RECEPTOR > conativa – apelativa
MENSAGEM > poética
CÓDIGO > metalinguística
CANAL > fática
REFERENTE > referencial
01-Qual a função de linguagem, presente em cada passagem?
- Não sou eu o responsável por isso. EXPRESSIVA / EMOTIVA
- Menina, fecha já essa porta! CONATIVA / APELATIVA
- A tarde morria ali no horizonte. POÉTICA
- Como vai a família? FÁTICA
- Acho essa casa o máximo…EXPRESSIVA / EMOTIVA
- O jardim explodia em flores amarelas. POÉTICA
- Amanhã é segunda-feira, dia quente. REFERENCIAL
- Quero mais dois pães de mel. EXPRESSIVA / EMOTIVA
- Um quilômetro tem mil metros. REFERENCIAL
- Tenha você também os produtos Nestlè .CONATIVA / APELATIVA
- Leão ataca criança no zoológico. REFERENCIAL
- É hora de você também ter o seu UP. .CONATIVA / APELATIVA
- A tempestade desenhava monstros aos meus olhos. POÉTICA
- Quero um sorvete de morango, adoro isso! .EXPRESSIVA / EMOTIVA
02- Qual a função de linguagem no texto abaixo? Explique:
..Texto voltado para o receptor no intuito de convencê-lo. Função conativa ou apelativa.
03- As funções de linguagem estão presentes em todos os textos. Observe o texto abaixo e faça um comentário sobre a função de linguagem e análise da realidade ali expostas: (é um comercial de cerveja de 1916)
O texto, ainda que nele se revele um absurdo, é conativo (apelativo), escrito na intenção de convencer o receptor.
04- A propaganda reflete o comportamento social de uma época. Observe a proposta abaixo e, à luz da função de linguagem ali presente, faça um comentário sobre ela e seu conteúdo:
Na época, tinha-se a ideia de que as mulheres nunca aprendiam a guiar um automóvel de maneira segura. Através da função conativa, a fábrica tentava convencer os “maridos” a comprarem um fusca para a esposa. (os para-lamas são destacáveis da carroceria e isso facilitaria o conserto)