Psittacus

TAREFA 23 – 1ª SÉRIE

Aluno(a) ………………………………………………………  No. …..   1ª. série ……

TAREFA 23

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

1) Leia o texto abaixo:

A linguagem

na ponta da língua

tão fácil de falar

e de entender.

A linguagem

na superfície estrelada de letras,

sabe lá o que quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele e quem sabe,

e vai desmatando

o Amazonas de minha ignorância.

Figuras de gramática, esquemáticas,

atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Ja esqueci a língua em que comia,

em que pedia para ir lá fora,

em que levava e dava pontapé,

 a língua, breve língua entrecortada

do namoro com a priminha.

O português são dois; o outro, mistério.

Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José  Olympio, 1979.

 

01- Explorando a função expressiva (emotiva) da linguagem, o poeta  expressa o contraste entre marcas de variação de usos da  linguagem em

a) situações formais e informais.

b) diferentes regiões dos pais.

c) escolas literárias distintas.

d) textos técnicos e poéticos.

e) diferentes épocas.

 

Em outras palavras, o que desejou dizer o EU POÉTICO em vai desmatando o Amazonas de minha ignorância?

RESP. E EU poético declara que pouca coisa sabe do português culto. É por isso que ele expõe que seu conhecimento ataul é um AMAZONAS de ignorância.

 

2)  Leia o texto: 

Texto 1

O canto do guerreiro

 Aqui na floresta

Dos ventos batida,

Façanhas de bravos

Não geram escravos,

Que estimem a vida

Sem guerra e lidar.

– Ouvi-me, Guerreiros,

– Ouvi meu cantar.

Valente na guerra,

Quem há, como eu sou?

Quem vibra o tacape

Com mais valentia?

Quem golpes daria

Fatais, como eu dou?

– Guerreiros, ouvi-me;

– Quem há, como eu sou?

Gonçalves Dias.  Macunaíma  (Epílogo)

 ——————————————————————————-

Texto 2

Acabou-se a história e morreu a vitória.

Não havia mais ninguém lá. Dera tangolomângolo na tribo

Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um.

Não havia mais ninguém lá. Aqueles lugares, aqueles

campos, furos puxadouros  arrastadouros meios-barrancos,

aqueles matos misteriosos, tudo era solidão do deserto…

Um silêncio imenso dormia à beira do rio Uraricoera.

Nenhum conhecido sobre a terra não sabia nem falar da

tribo nem contar aqueles casos

 tão pançudos. Quem podia saber do Herói?

Mário de Andrade.

 Considerando-se a linguagem desses dois textos, verifica-se  que

a) a função da linguagem centrada no receptor está ausente  tanto no primeiro quanto no segundo texto.

b) a linguagem utilizada no primeiro texto é coloquial,  enquanto, no segundo, predomina a linguagem formal.

c) há, em cada um dos textos, a utilização de pelo menos  uma palavra de origem indígena.

d) a função da linguagem, no primeiro texto, centra-se na  forma de organização da linguagem e, no segundo, no  relato de informações reais.

e) a função da linguagem centrada na primeira pessoa,  predominante no segundo texto, está ausente no primeiro.

 

3) O texto a seguir é um trecho de  uma conversa por meio de um programa de computador que  permite comunicação direta pela Internet em tempo real,  como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora  escrita, apresenta muitas características da linguagem  falada, segundo alguns linguistas. Uma delas e a interação  ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer,  quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de  suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser  definidos como ícones que demonstram emoção.

 Joao diz: oi

Pedro diz: blz?

Joao diz: na paz e vc?

Pedro diz: tudo trank

Joao diz: oq vc ta fazendo?

[…]

Pedro diz: tenho q sair agora…

Joao diz: flw

Pedro diz: vlw, abc

 

 Para que a comunicação, como no MSN Messenger se dê  em tempo real, e necessário que a escrita das informações  seja rápida, o que e feito por meio de

 a) frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e  letras maiúsculas (como oq vc ta fazendo?).

b) frases curtas e simples (como tudo trank) com  abreviaturas padronizadas pelo uso (como vc –você –  vlw – valeu!).

c) uso de reticências no final da frase, para que não se tenha  que escrever o resto da informação

d) estruturas coordenadas, como na paz e vc.

e) flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais  por consoantes simples (qu por k).