TAREFA PARA 2a. SÉRIE – PARA O DIA 18 DE JUNHO
Aluno(a) ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………. 2ª. Série
TAREFA – Entregue sua tarefa até o dia 18 de junho, impreterivelmente. Não se esqueça de colocar o seu nome e envie como ANEXO para antraskartas@bol.com.br
01) “Ninguém na família tocava qualquer instrumento. “ O elemento em destaque acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:
a) Mas sei que veio firme…
b) Eu não sei.
c) …o desenvolvimento musical torna-se necessário.
d) … sanfoneiros itinerantes que passavam por Itabaiana…
e) Eu digo isso porque eu também…
02) “O livro foi oferecido a todos os editores nacionais, de todos recebeu um não seco …“
O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:
a) … o que consolidou sem dúvida a posição do estreante…
b) … quando não me deram o calado como resposta.
c) Seu primeiro livro – Menino de engenho – é chave de uma obra…
d) O escritor mesmo, certa vez, em artigo de jornal, contou alguma coisa a respeito do livro de estreia…
e) … que ficará definitivamente encerrado com o aparecimento de Usina, em 1936.
03) Ambos os elementos sublinhados desempenham a função de sujeito no seguinte caso:
a) Eles nada sabem sobre as estrelas que alguns dizem já ter visto por revelação dos deuses.
b) É certo que ela morrerá. Ela suspeita disso e tem medo.
c) Como sugeriu o apóstolo Paulo, a verdade está subordinada à bondade.
d) E ele dirá: “Você me faz essa pergunta porque você está com medo de morrer”.
e) Está configurada uma situação ética. Que é que o médico vai dizer?
04) “a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências…“ O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
a) … astros que ficam tão distantes …
b) … que a astronomia é uma das ciências …
c) … que nos proporcionou um espírito …
d) … cuja importância ninguém ignora …
e) … onde seu corpo não passa de um ponto obscuro …
05) “Donos de uma capacidade de orientação nas brenhas selvagens […], sabiam os paulistas como… “
O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:
a) Nas expedições breves serviam de balizas ou mostradores para a volta.
b) Às estreitas veredas e atalhos […], nada acrescentariam aqueles de considerável…
c) Só a um olhar muito exercitado seria perceptível o sinal.
d) Uma sequência de tais galhos, em qualquer floresta, podia significar uma pista.
e) Alguns mapas e textos do século XVII apresentam-nos a vila de São Paulo como centro…
06)“… constava simplesmente de uma vareta quebrada em partes desiguais… “
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
a) Em campos extensos, chegavam em alguns casos a extremos de sutileza.
b) … eram comumente assinalados a golpes de machado nos troncos mais robustos.
c) Os toscos desenhos e os nomes estropiados desorientam, não raro, quem…
d) Koch-Grünberg viu uma dessas marcas de caminho na serra de Tunuí…
e) … em que tão bem se revelam suas afinidades com o gentio, mestre e colaborador…
07) “… 43,9% do território amazônico está protegido. “ O elemento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento grifado exerce em:
a) … Amapá, Roraima, Pará e Amazonas possuem mais da metade de seu território nessa categoria.
b) E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas…
c) Terras indígenas e unidades de conservação contribuem de modo quase parelho para o número total de áreas protegidas na Amazônia.
d) … nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo…
e) Quase metade da Amazônia brasileira pertence hoje à categoria de área protegida por lei contra a devastação…
08) “Não há dúvida de que leitores, ouvintes e espectadores seguem suas preferências ao fazer uso dos meios de comunicação: querem se divertir ou se distrair, querem se informar ou tomar parte em debates públicos.”
Considerando o trecho acima, é INCORRETO afirmar:
a) A oração principal do período é Não há dúvida.
b) A oração subordinada de que leitores, ouvintes e espectadores seguem suas preferências tem função sintática de objeto indireto.
c) As orações que se seguem aos dois-pontos constituem um conjunto de quatro orações coordenadas, formando dois grupos de orações de sentido alternativo.
d) A oração ao fazer uso dos meios de comunicação denota noção de tempo, sendo equivalente a quando fazem uso.
e) O sujeito de querem – verbo repetido nas orações após os dois-pontos – está anteriormente expresso numa das orações subordinadas do período.
09)“Graças aos avanços na medicina e na agricultura, as previsões funestas de Malthus não se confirmaram … “
O segmento grifado exprime, em relação à afirmativa seguinte, noção de
a) condição.
b) tempo.
c) proporção.
d) causa.
e) finalidade.
10) “Nascidas do povo mais humilde do Brasil, as Escolas afirmam a vocação dos brasileiros, de todos os brasileiros, para a grandeza. “
A oração grifada acima tem sentido …… e, ao reescrevê-la com o emprego da conjunção adequada, a oração resultante deverá iniciar-se por …… .
As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:
a) final – Para que tivessem nascido
b) temporal – Enquanto tinham nascido
c) concessivo – Ainda que tenham nascido
d) consecutivo – Desde que tenham nascido
e) condicional – Caso tenham nascido