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TAREFA PARA 2a. SÉRIE – PARA O DIA 18 DE JUNHO

Aluno(a)  ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………. 2ª. Série

 

TAREFA – Entregue sua tarefa até o dia 18 de junho, impreterivelmente. Não se  esqueça de colocar o seu  nome e envie como ANEXO para antraskartas@bol.com.br

 

 

01) Ninguém na família tocava qualquer instrumento. “ O elemento em destaque acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:

 

a) Mas sei que veio firme

b) Eu não sei.

c) …o desenvolvimento musical torna-se necessário.

d) … sanfoneiros itinerantes que passavam por Itabaiana…

e) Eu digo isso porque eu também…

 

 

02) “O livro foi oferecido a todos os editores nacionais, de todos recebeu um não seco …“

O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:

 

a) … o que consolidou sem dúvida a posição do estreante

b) … quando não me deram o calado como resposta.

c) Seu primeiro livro – Menino de engenho – é chave de uma obra

d) O escritor mesmo, certa vez, em artigo de jornal, contou alguma coisa a respeito do livro de estreia

e) … que ficará definitivamente encerrado com o aparecimento de Usina, em 1936.

 

 

03) Ambos os elementos sublinhados desempenham a função de sujeito no seguinte caso:

 

a) Eles nada sabem sobre as estrelas que alguns dizem já ter visto por revelação dos deuses.

b) É certo que ela morreráEla suspeita disso e tem medo.

c) Como sugeriu o apóstolo Paulo, a verdade está subordinada à bondade.

d) E ele dirá: “Você me faz essa pergunta porque você está com medo de morrer”.

e) Está configurada uma situação éticaQue é que o médico vai dizer?

 

 

04) “a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências…“ O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em: 

 

a) … astros que ficam tão distantes …

b) … que a astronomia é uma das ciências …

c) … que nos proporcionou um espírito …

d) … cuja importância ninguém ignora …

e) … onde seu corpo não passa de um ponto obscuro …

 

 

05) “Donos de uma capacidade de orientação nas brenhas selvagens […], sabiam os paulistas como… “

O segmento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o elemento grifado em:

 

a) Nas expedições breves serviam de balizas ou mostradores para a volta.

b) Às estreitas veredas e atalhos […], nada acrescentariam aqueles de considerável…

c) Só a um olhar muito exercitado seria perceptível o sinal.

d) Uma sequência de tais galhos, em qualquer floresta, podia significar uma pista.

e) Alguns mapas e textos do século XVII apresentam-nos a vila de São Paulo como centro…

 

 

06)“… constava simplesmente de uma vareta quebrada em partes desiguais… “
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

 

a) Em campos extensos, chegavam em alguns casos a extremos de sutileza.

b) … eram comumente assinalados a golpes de machado nos troncos mais robustos.

c) Os toscos desenhos e os nomes estropiados desorientam, não raro, quem…

d) Koch-Grünberg viu uma dessas marcas de caminho na serra de Tunuí…

e) … em que tão bem se revelam suas afinidades com o gentio, mestre e colaborador…

 

 

07) “… 43,9% do território amazônico está protegido. “ O elemento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento grifado exerce em:

 

a) … Amapá, Roraima, Pará e Amazonas possuem mais da metade de seu território nessa categoria.

b) E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas

c) Terras indígenas e unidades de conservação contribuem de modo quase parelho para o número total de áreas protegidas na Amazônia.

d) … nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo…

e) Quase metade da Amazônia brasileira pertence hoje à categoria de área protegida por lei contra a devastação

 

 

08) “Não há dúvida de que leitores, ouvintes e espectadores seguem suas preferências ao fazer uso dos meios de comunicação: querem se divertir ou se distrair, querem se informar ou tomar parte em debates públicos.”

 

Considerando o trecho acima, é INCORRETO afirmar: 

 

a) A oração principal do período é Não há dúvida.

b) A oração subordinada de que leitores, ouvintes e espectadores seguem suas preferências tem função sintática de objeto indireto.

c) As orações que se seguem aos dois-pontos constituem um conjunto de quatro orações coordenadas, formando dois grupos de orações de sentido alternativo.

d) A oração ao fazer uso dos meios de comunicação denota noção de tempo, sendo equivalente a quando fazem uso.

e) O sujeito de querem – verbo repetido nas orações após os dois-pontos – está anteriormente expresso numa das orações subordinadas do período.

 

 

09)“Graças aos avanços na medicina e na agricultura, as previsões funestas de Malthus não se confirmaram … “

O segmento grifado exprime, em relação à afirmativa seguinte, noção de

a) condição.

b) tempo.

c) proporção.

d) causa.

e) finalidade.

 

10) Nascidas do povo mais humilde do Brasil, as Escolas afirmam a vocação dos brasileiros, de todos os brasileiros, para a grandeza. “

A oração grifada acima tem sentido …… e, ao reescrevê-la com o emprego da conjunção adequada, a oração resultante deverá iniciar-se por …… .

As lacunas estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

 

a) final – Para que tivessem nascido

b) temporal – Enquanto tinham nascido

c) concessivo – Ainda que tenham nascido

d) consecutivo – Desde que tenham nascido

e) condicional – Caso tenham nascido