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TAREFA PARA TERCEIRÃO – TEXTO INSTRUCIONAL

TEXTO INSTRUCIONAL – MODELOS E TAREFA

Morando sozinho(a) fora de casa

                 Há três anos faço faculdade e tenho morado em república. Para alunos que vão enfrentar, fora de casa e por economia, a mesma situação, escrevo três dicas valiosas. Primeiramente, enfrente este desafio: concilie lazer e estudo, porque longe da cobrança dos pais, a responsabilidade será toda sua. Por isso ache o seu equilíbrio entre as “festas”, para combater o estresse, e os estudos, a fim de chegar aos resultados pretendidos por você.

                Em segundo lugar, aprenda a respeitar os colegas com quem estiver dividindo o mesmo espaço. Para isso, tenha cuidado com a maneira de solicitar algo deles, pense antes de falar e procure sempre cumprir o que vocês tenham combinado sobre a rotina da casa. Agindo com essa postura, haverá um respeito mútuo e isso facilitará a convivência.

                Por fim, divida as tarefas domésticas e os gastos com seus colegas de maneira coerente,  através do diálogo; porque, se houver um consenso sobre essa divisão e ninguém se sentir lesado, pode existir mais comprometimento de todos com tarefas e gastos. Dessa forma, colega estudante, aprenda a sobreviver em república e faça dessa experiência algo mais instrutivo do que desgastante.

ATENÇÃO! Você reparou que, a cada instrução existe um porquê da ação?  É exatamente isso que a UEM quer de você caso a proposta seja um texto instrucional. Para o vestibular da UEM não basta apenas instruir, mas é preciso dizer por quê.

                                                         PATÊ RÁPIDO

Ingredientes

200 gramas de queijo branco light ou ricota;

½ dente de alho passado pelo espremedor;

1 colher de sopa de salsinha picada;

½ xícara de creme de leite light sem soro;

Sal a gosto.

Modo de preparar

Com a ponta de um garfo, amasse o queijo branco. Adicione o creme de leite aos poucos, e misture até obter uma consistência pastosa. Acrescente o alho, a salsinha e o sal. Misture tudo muito bem, e sirva sobre torradas ou fatia de pão integral.

Percebeu a diferença? Esse texto apenas instrui, não explica o porquê da ação. É um texto instrucional – com certeza. Todavia, não é isso que a UEM quer. Cuidado!

  

                    GUARDANDO O MOTOR DE POPA DO SEU BARCO

                                       Antes de guardar o motor:

                Jamais guarde o seu motor com resíduos de água suja (barrenta ou salgada) no sistema de refrigeração dele. um jeito de funcioná-lo em água limpa antes de guardá-lo. (orelhão, balde, piscina, etc.)

                Deixe-o funcionando até apagar desconectado da mangueira de combustível, assim não restará resto de gasolina (a nossa é muito ruim) no sistema.

                Em seguida,  abra o capacete, retire o copinho/cuba do carburador e puxe a “cordinha” da partida para que  todo o resíduo de combustível da tubulação seja “cuspido”  para fora.

                Solte a mangueira de combustível que entra no carburador e aplique um pouquinho de óleo fino (tipo Singer de máquina) na tubulação. Esse óleo tem por finalidade lubrificar as juntas do carburador e evitar ressecamentos. Quando você for ligar o motor novamente,  ele funcionará muito mais facilmente.

E DAÍ? ESTE TEXTO SEGUE PADRÃO UEM?  Por quê?

RESPOSTA: Este último texto tem as características esperadas pelos examinadores da UEM. Uma outra ação tem o porquê de ser feita – é o que se deseja. LEIA COM ATENÇÃO E VOCÊ VAI ENTENDER O QUE SE PROPÕE.

– HORA DA TAREFA – 

TEXTO 1

Influência dos pais na hora da escolha

Stefanie Archilli

Para a coordenadora do curso de Pedagogia do Isca Faculdades, Alessandra Pascotto, os adolescentes precisam de um  direcionamento saudável, sem a imposição dos pais.  A influência deve ser vista como uma orientação, segundo Alessandra. A pedagoga explicou que o adolescente não  tem condição de fazer essa escolha sozinho, por isso precisa da ajuda dos pais, familiares e amigos. “Eles são muito  jovens e precisam de um direcionamento. Os pais podem levá-los para fazer um teste vocacional, para conhecer uma  pessoa que é formada na área que escolheram e até visitar a faculdade e conversar com os professores”.

(…)

Tão naturalmente como foi a escolha de Vitória Pinatto, 18 anos, que está estudando para passar no curso de  Administração de Empresas. “Meus pais me influenciaram de forma indireta. Minha mãe tem uma loja e meu pai trabalha  em uma empresa. Vendo o contato deles com a área de administração, acabei optando por fazer uma faculdade nessa área.  Me espelho muito neles”.

(Texto adaptado de <http://www.jlmais.com/index.php?option=com_content&view=article&id=97056&cat…>. Acesso em 4/9/2012.  Publicado em 12/11/2011)

 

TEXTO 2

A 1ª escolha profissional do adolescente: quem influencia?

Anaí Auada

Quem tem um adolescente em casa sabe, sente na pele a pressão e a ansiedade do momento da primeira escolha  profissional.

(…)

Esse momento é inegavelmente tenso.

(…)

Desafia cada membro da família a pensar alternativas, buscar seus próprios sonhos, tentar resgatar aquele desejo de  realizar algo que não foi possível até então. Desde o clássico exemplo de pais sedentos por realizar seus anseios através  do filho até o envolvimento de avós, tios, irmãos, primos e amigos de convivência próxima à família.

O jovem é visto como um papel em branco, pronto para receber qualquer história, seja para salvar aquele projeto que  não teve sua chance no passado como para confirmar as próprias escolhas realizadas, devendo, portanto, ser repetidas.

(…)

O risco de o jovem ser direcionado é decidir a partir de expectativas de outras pessoas (no caso, os pais), e não de  seus próprios anseios. Por consequência, abre-se espaço à frustração, uma vez que as necessidades pessoais (do  adolescente) não foram consideradas.

(Texto adaptado de <http://www.mundovestibular.com.br/articles/1423/1/…/Paacutegina1.html>. Acesso em 13/9/2012)

TAREFA   –                  TEXTO INSTRUCIONAL

Tendo como apoio os textos 1 e 2, redija um TEXTO INSTRUCIONAL aos leitores da Revista “Pais & Adolescentes”,  com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, no qual sejam apresentadas instruções aos pais sobre como proceder com seus  filhos no momento da escolha profissional deles. Você pode optar por dar ou não um título ao seu texto.

ATENÇÃO!  Envie seu texto como ANEXO para profzumas@bol.com.br até o dia  2 de junho, impreterivelmente.