Psittacus

TERCEIRÃO – RESPOSTA ARGUMENTATIVA

REDAÇÃO

A coletânea de recortes de textos abaixo, retirados de fontes variadas, aborda a temática Brincadeiras de criança. Tendo-a como apoio, redija os gêneros textuais solicitados.

Brincadeira é Coisa Séria!

As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também são uma forma de autoexpressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.

(http://www.umdoistres.com.br/artigos/mar%C3%A7o2008/brincadeira.htm)

Brincar

(…) para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados.

Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada.

(…)

Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos. Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.

(BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 27-28.)

O valor de uma brincadeira

Brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças. O faz-de-conta permite que os pequenos experimentem viver como diferentes personagens — pai, mãe, filho, avô. A fantasia e a imaginação são essenciais para aprender mais sobre o relacionamento entre as pessoas.

(http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0156/aberto/mt_244828.shtml)

Preocupação demais, brincadeira de menos

Cerca de 70% das brasileiras ouvidas consideram que se sujar e entrar em contato com vermes é uma experiência valiosa para os pequenos. Ainda assim, elas evitam os espaços públicos. Brincar com terra, areia e água, ao contrário do que muitas mães imaginam, torna o sistema imunológico das crianças mais resistente. Além disso, como bem reconhecem as mães entrevistadas nesta pesquisa, brincar em parques e praças é a atividade que melhor proporciona a formação de vínculos com o filho.

(Veja, edição 2020, 8 de agosto de 2008.)

Brincadeira de criança

Autora: Claudia Liz

Hoje fui brincar de roda

Na calçada pula corda

E também amarelinha

Eu a Paula e a Julinha.

Lá no muro contei dez

Todo mundo se escondeu

Corre aqui corre acolá

E o João Pedro se perdeu

Na ciranda cirandinha

Nossa roda bem grandinha

Pras meninas passa anel

Pros meninos figurinha

Todas essas brincadeiras

As crianças sempre gostam

Com carinho e alegria

No sorriso sempre mostram.

(http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12080)

 

Estatuto da Criança e do Adolescente

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

(…)

IV – brincar, praticar esportes e divertir-se;

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO

GÊNERO TEXTUAL 2

A partir das informações da coletânea de textos, redija, em até 20 linhas, uma resposta argumentativa à pergunta “Porque brincar é um direito da criança?”. Sua resposta não deve apresentar cópias de partes dos textos.

Entregue seu trabalho até o dia 20 de outubro. Você tem 15 dias para fazer sua tarefa e enviar para profzumas@bol.com.br. Faça um texto de 15 a 20 linhas (sem título)

 

ATENÇÃO!

Como fazer?  Leia o exemplo  e instruções abaixo abaixo….

INSTRUÇÕES

– Retomar enunciado (sempre!)

– Responder + explicar com argumentos coerentes

– Não há necessidade de uma “conclusão”

– 1ª ou 3ª pessoa (no caso da 1ª do singular, cuidado para se tornar um relato)

– Não se referir ao texto(s) de apoio

 

Por que brincar é um direito da criança?

 Brincar é um direito da criança porque, para ela se desenvolver socialmente, é preciso que entre em contato com outras pessoas. (*tópico frasal: retomada do enunciado + resposta à pergunta proposta)

Esse contato funciona como um processo de espelhamento (*1º. argumento), a partir do qual, ao longo da vida, a criança aprende desde emitir sons até as regras de convivência em sociedade.

 A brincadeira, nesse sentido, funciona como um instrumento de socialização (*2º. argumento), pois através dela a criança troca experiências, aprende a dividir espaços, brinquedos, aprende a somar esforços (*comprovações) e pode se desenvolver integralmente, pois é através desse processo de socialização que se constrói o coletivo e que se delimitam as diferenças individuais.