TERCEIRÃO – RESPOSTA ARGUMENTATIVA
TEXTO
Spoiler, você ama ou odeia?
(Ronayre Nunes)
Fãs de séries se dividem entre os que adoram descobrir o que vem por aí e os que se aborrecem com a revelação do enredo. E você, está de que lado do spoiler?
E se eu te falar que o protagonista da sua série favorita morre no final da atual temporada? Ou pior, que, além de morrer, ele vai matar o par romântico. Você ficaria chateado? Sim? Talvez? Não? O spoiler é um termo em inglês que indica uma informação muito importante para uma trama que as pessoas contam às outras antes da hora, estragando a surpresa que uma série, um filme ou livro poderia proporcionar ao telespectador. Trocando em miúdos: é estragar a experiência para quem ainda não viu o final.
É seguro afirmar que, em dado momento, você terá de lidar com os spoilers. Seja por redes sociais, seja por amigos, mas a forma de reagir a eles não precisa ser a mesma. Pelo menos é o que ensinam Gabriel Cardoso e Micaella França.
O estudante Gabriel Cardoso, que não é nem um pouco fã de ficar sabendo as coisas antes da hora, explica que o spoiler tira toda a expectativa que a produção apresenta e que também já teve experiências com relação a informações indesejadas. Mas, no caso dele, a reação foi mais do que só ficar chateado: “Acho horrível spoiler. Estraga o clímax do episódio ou do filme. Eu já recebi spoiler de Game of Thrones no (aplicativo) Snapchat e excluí a pessoa”, lembra. Sobre quem não se importa em receber spoilers, o estudante é direto: “São pessoas melhores do que eu”.
Micaella França é uma dessas “pessoas melhores”. A estudante conta que entende os spoilers como “sacanagem”, mas afirma não se incomodar em recebê-los. “Para me afetar ou chatear, a pessoa tem de me dar um spoiler muito grande de alguma série a que eu estou assistindo”, sustenta. Mas qual a explicação para ser essa pessoa tão paz de espírito em relação a isso? “Eu acho que não me importo tanto em receber spoiler porque eu sou uma pessoa bem curiosa, então toda informação nova sobre as coisas é bem-vinda”, explica.
Micaella conta também que já recebeu informações antecipadas de uma série, mas não foi o suficiente para tirar a mágica da produção. “No começo do ano eu havia começado a assistir a Grey’s Anatomy, e uma colega da faculdade me deu um dos maiores spoilers da série. Eu fiquei um pouco chateada e em choque, mas superei rápido”, conta. Mesmo sendo uma pessoa desapegada, Micaella ainda mostra compaixão pelos que não conseguem lidar tão bem com os spoilers: “Eu as entendo, muita gente gosta de manter o mistério das coisas e prefere que não estraguem isso”.
Se antigamente o termo era pouco conhecido, a prática de contar o final de uma história sempre existiu, e hoje em dia ela ganha cada vez mais espaço de alerta. Os spoilers são propagados por um meio quase impossível de ignorar hoje em dia: as redes sociais. Descer o feed do Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat está se tornando um perigo: em qualquer post ela pode estar lá, aquela morte do seu personagem favorito ou a revelação que você está esperando há uma semana. E pior, você não teve muitas chances de evitar.
Adaptado de http://blogs.correiobraziliense.com.br/proximocapitulo/spoilervoce-ama-ou-odeia/. Acesso em 27 jun 2019.
GÊNERO TEXTUAL – RESPOSTA ARGUMENTATIVA
Contexto e comando de produção: Como estudante e fã de séries, filmes, livros, jogos, conteúdos televisivos, dentre outros, você já se deparou com spoilers, inclusive por meio de um amigo. Considerando o texto de apoio, escreva uma RESPOSTA ARGUMENTATIVA na qual você responda (defendendo seu ponto de vista) à pergunta:
E você, gosta de saber antecipadamente do conteúdo de filme, livro e/ou série que acompanha?
O seu texto será publicado no blog Poltrona Fiel, cujos leitores são jovens que gostam de filmes, séries, jogos, histórias em quadrinho, animações. Caso opte por assinar, utilize apenas FIDELINO ou FIDELINA. Seu texto deve ter o mínimo de 15 e o máximo de 22 linhas.