TERCEIRÃO -TEXTO INSTRUCIONAL – INSTRUÇÕES
O texto instrucional (ou injuntivo)
Torna-se inegável o fato de que todos nós, em uma determinada ocasião, já tenhamos nos deparado com algum manual de instrução, não é verdade?
Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.
Como exemplos representativos, podemos citar uma infinidade deles: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos, manuais referentes a jogos com um todo, dentre outros.
Até então, somente discorremos sobre o discurso inerente ao gênero em questão. Entretanto, resta-nos saber um pouco mais sobre a linguagem, uma vez que se trata de algo relacionado à escrita.
E por assim dizer, ao se tratar de uma linguagem escrita, logo nos convimos da necessidade de determinados pressupostos, entre eles, clareza, objetividade e, sobretudo, marcas de certo formalismo no que se refere aos compêndios gramaticais. A começar pelos verbos! Você já teve a oportunidade de analisá-los?
Caso não, perceba que, por se tratar de uma instrução, os verbos geralmente são expressos no modo imperativo, uma vez que irão nortear as ações a serem executadas pelo leitor.
A título de efetivarmos os nossos conhecimentos ora adquiridos, analisemos alguns exemplo que os retratam de modo efetivo. Então vamos lá!
Leia com atenção:
TEXTO 1
“Neste verão proteja sua pele. Ao sair de casa, mesmo com tempo nublado , use protetor solar. Na praia, o cuidado deve ser dobrado: evite exposição direta, ficando embaixo de um guarda-sol, reforce o protetor a cada duas horas e toda vez que entrar e sair da água. Outro fator fundamental é beber bastante água.”
Pense como um gigante
TEXTO 2
“O negativismo decorrente da baixa auto-estima é um desafio para gigantes. Livre-se do hábito da indolência mental sem ter tolerância nenhuma com aquele inimigo traiçoeiro. Tente reconhecer os pensamentos negativos e reverta a situação rapidamente para manter uma atitude positiva em relação à vida.”
TEXTO 3
Doces Caramelados
Ingredientes:
– 2 xícaras de açúcar
– 1 xícara de água
– 2 colheres de sopa de vinagre branco
Modo de preparo:
Leve ao fogo o açúcar e a água, deixando ferver até o ponto de bala mole (pingue a calda em uma xícara com água para verificar o ponto). Adicione o vinagre e deixe no fogo até ficar com cor de champagne (no ponto de quebrar).
Abaixe o fogo ao mínimo. Jogue os doces um a um na calda, retire-os e coloque-os sobre superfície untada com manteiga.
ATENÇÃO: Perceba que a principal característica do texto instrucional é o uso do verbo no imperativo, como se estivesse dando ordens: “livre-se”, “use”, “evite”, ” tente”; O título é livre. Não se esqueça de colocá-lo se o comando pedir.
TEXTO 4
Empadas de Liquidificador
Ingredientes desta receita
– 3 ovos
– 1 xícara (chá) de óleo de soja
– 1 xícara (chá) de leite
– 1 xícara (chá) de requeijão
– 1 colher (sobremesa) de sal
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois, unte as formas próprias para empadinhas, coloque massa até a metade e, em seguida, o que escolheu para o recheio. Complete com a massa até cobrir todo o recheio. Antes de levá-las ao forno, arrume todas as formas em uma assadeira uma ao lado da outra e leve-as para assar em forno pré-aquecido até que fiquem douradinhas. São fáceis de fazer e deliciosas!
Dica: Use o que preferir para rechear a empada: frango desfiadinho, cubinhos de queijo, cubinhos de presunto, pedacinhos de palmito.
DICAS IMPORTANTÍSSIMAS
- Sua linguagem tem de ser clara e objetiva;
- Siga as instruções do comando;
- Se o comando pedir um título, não se esqueça de colocá-lo. Se não pedir, o título é opcional.
- Os verbos devem estar, na sua maioria, no imperativo e aqui vai um cuidado especial. Por quê? O tratamento pode ser feito em 2ª. ou 3ª. pessoa (TU ou VOCÊ). Se você optar pela 2ª. pessoa, TODOS os verbos e pronomes deverão estar na 2ª. pessoa. Exemplo: Apanha uma panela de alumínio, unta com bastante manteiga e leva ao fogo brando para aquecer. Em seguida, tu pegas as folhas que tu separaste e coloca uma a uma na panela quente. Se optar pela 3ª. pessoa, verbos e pronomes deverão estar na 3ª: Apanhe uma panela de alumínio, unte com bastante manteiga e leve ao fogo brando para aquecer. Em seguida, pegue as folhas que você separou e coloque uma a uma na panela quente. NUNCA MISTURE AS PESSOAS DO DISCURSO!
- Se puder (ou tiver espaço), justifique o porquê desta ou daquela ação. Como? Exemplo: Ao sair de casa, retire da tomada conexões dos aparelhos mais sofisticados – descargas elétricas. causadas pelo mau tempo podem danificar circuitos eletrônicos.